Casa da Mulher Nilopolitana promove ‘Chá com Elas’ e ‘Cinema com Elas’
Eventos foram realizados para comemorar o Dia dos Avós
As cinquenta avós que frequentam as atividades na Casa da Mulher Nilopolitana, no Centro, participaram de uma programação dupla no local nesta quarta-feira (28/7): o ‘Chá com Elas’ e o ‘Cinema com Elas’, idealizado pelas assistentes sociais Márcia Trindade e Simone Cristina.
As participantes assistiram ao filme ‘Vovozona’ e depois saborearam bolos, doces, chás e café, como forma de comemorar o Dia dos Avós, celebrado na segunda-feira (25/7).
Selma de Souza, 67 anos, mora no bairro do Cabral e acompanha ambos os eventos. Ela começou a frequentar a Casa da Mulher quando percebeu que os filhos já estavam criados e tinha cinco netos. “ Comecei a fazer as aulas de corte e costura, eva flores e eva bonecas. Agora estou aprendendo fuxico, biscuit e faço aulas de ginástica e de zumba”, enumerou.
O subsecretário de Cidadania e Direitos Humanos, Rafael Abreu, afirmou que a Casa da Mulher Nilopolitana realiza sonhos. “Além dos cursos que oferecemos e do CRAM, que possibilita às mulheres participarem de curso de um ano e se reinserirem no mercado de trabalho, disponibilizamos aqui apoio psicológico, jurídico e social”, salientou Rafael, acrescentando que a superintendente dos Direitos da Mulher, Nilcea Cardoso, foi a pessoa responsável pela criação da Casa, em 2009, quando era Secretária de Cidadania e Direitos Humanos.
Nilcea Cardoso lembrou que o ‘Chá com Elas’ e o ‘Cinema com Elas’ são ações que envolvem toda a estrutura da Casa da Mulher. “Temos participação de voluntários, estagiários, das técnicas, do subsecretário Rafael Abreu. Todos temos consciência da importância do idoso e, que não é por ser idoso, que eles não podem ser reinseridos no mercado de trabalho e as leis que os priorizam também devem ser respeitadas”, observou Nilcea, ela mesma um exemplo de vitalidade aos 75 anos.
O secretário Renato da Van prestigiou o evento e tomou chá com as convidadas da Casa da Mulher. Uma delas era Paula Pereira da Silva, que estava acompanhada dos netos, os primos José Pedro, 6 anos, e Miguel Angelo, 10 anos. Ambos já tinham visto o filme antes e gostaram de assisti-lo novamente.