Parque Natural do Gericinó recebe milhares de pessoas na abertura diocesana da Campanha da Fraternidade 2017

Nilópolis recebeu na manhã deste sábado (4), o lançamento diocesano da Campanha da Fraternidade 2017, que este ano tem por tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da Vida. Cultivar e guardar a Vida”

Milhares de fiéis, representando paróquias e comunidades de Paracambi, Japeri, Nova Iguaçu, Queimados, Belford Roxo, Mesquita e Nilópolis, estiveram presentes no Parque Natural do Gericinó, local escolhido pela Diocese de Nova Iguaçu para sediar o evento, em virtude do tema deste ano da Campanha. Ao todo, 40 ônibus fretados pelos fiéis chegaram ao Parque, porém a grande maioria das pessoas utilizaram transporte particular e público.

Atividades do evento

A abertura das atividades ocorreu às 8h, com a execução do Hino Nacional, pela Banda da Brigada de Salvamento Ambiental e Florestal. Após algumas apresentações, incluindo a palestra sobre os Biomas Brasileiros, feita pela Bióloga Maria de Fátima Alexandre, e orações, o público saiu em caminhada até o interior do Parque, onde foi realizada uma missa com diversas partes alusivas ao tema da Campanha da Fraternidade.

Índios das etnias Fulniôs, Anambés e Guajajaras fizeram o ofertório, com frutos da terra. Em seguida, o teólogo e escritor Leonardo Boff fez uma breve palestra, falando da importância da Natureza, da Vida e de sua proteção.

Ao final da cerimônia, 40 mudas de quaresmeiras foram plantadas no Parque, por representantes de diversos segmentos da sociedade,  simbolizando o período da Quaresma, que se iniciou na quarta-feira de cinzas.

Além de diversas autoridades religiosas da Igreja Católica, incluindo o bispo Dom Luciano Bergamin, estiveram presentes o prefeito de Nilópolis, Farid Abrão, a vice-prefeita, Jane David, os deputados federais Simão Sessim (PP) e Alessandro Molom (Rede) e o secretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Fernando Cid.

Prefeitura em ação

<

p style=”text-align: justify;”>Uma grande ação foi montada pela Prefeitura de Nilópolis para receber este número grande de pessoas na cidade. Desde as primeiras horas da manhã, equipes da secretaria de Transporte já estavam nas ruas e no entorno do Parque, orientando a chegada de dezenas de ônibus e carros. No interior do Parque, as secretarias de Segurança Pública, Defesa Civil, Saúde, Transporte, Serviços Públicos e Meio Ambiente, montaram bases de apoio e assistência ao público presente. Também atuaram no evento as secretarias de Cidadania e Direitos Humanos, Cultura, Governo e Comunicação. Além disso, a organização do  evento também contou com o apoio e a participação da Brigada de Salvamento Ambiental e Florestal.