Estudantes participam de reflorestamento do Parque Municipal do Gericinó

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente retomou na última sexta-feira (04), as atividades de reflorestamento do Parque Municipal Natural do Gericinó.

Estudantes do Centro Educacional Macedo Silva, localizado no bairro de Parque Anchieta, Rio, estiveram no parque e, além do plantio, percorreram trilhas dentro do Gericinó e puderam contemplar a natureza.

Todas as atividades foram acompanhadas de perto por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente. O biólogo Rafael Dellamare orientou acerca da forma correta de se fazer o plantio, as espécies plantadas e a importância de preservar a natureza. “As mudas plantadas foram batizadas com os nomes das crianças, possibilitando assim, que ao visitarem o parque novamente, identifiquem cada muda”, disse o biólogo.

O Guarda Ambiental Rômulo Ribeiro, comandou a trilha, falando sobre as espécies de animais que se encontram no parque, interagiu com as crianças dando uma pequena aula sobre o clima dentro da vegetação, entre outros. Após as atividades, as crianças ainda participaram de um piquinique, fechando assim o passeio educativo.

Uma das responsáveis por organizar os passeios, a assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Ana Paula Rodrigues, salientou a importância do projeto. “Aqui, as crianças não só recebem a informação, elas estão plantando essas mudas, que vão virar árvores e estarão aqui para sempre, elas aprendem que os recursos naturais são finitos e por isso devem ser preservados”, ressalta Ana.

O secretário de Meio Ambiente garantiu que a Secretaria está aberta a parcerias com as unidades escolares. “Esse trabalho de educação ambiental com as crianças é fantástico, elas são grandes agentes multiplicadores, levam a informação para os pais em casa, para os colegas e para toda a vida”, disse o secretário Meio Ambiente, Flávio Vergueiro.

As escolas que queiram participar deste projeto, bastam comparecer à sede da Secretaria de Meio Ambiente, localizada dentro do Parque, com ofício em papel timbrado, solicitando agendamento, informando horário (preferencialmente pela manhã) por conta do sol, a quantidade de crianças, faixa etária e telefone para contato. Maiores informações podem ser obtidas através do Whatsapp (21) 97509-0530.

O Parque Municipal Natural do Gericinó fica na Rua Antônio João de Mendonça, s/nº, bairro Manoel Reis.