Parceria irá garantir maior acesso à documentação básica

Mais uma parceria em prol da população nilopolitana é concretizada pela Prefeitura Municipal de Nilópolis. Na última segunda-feira (29), a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SEMUCIDH) formalizou a parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para a ampliação do atendimento aos moradores, através da oferta de Documentação Civil Básica, por meio da integração dos serviços.

O ato de formalização contou com a presença do secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Álvaro Ramos, do subsecretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ronaldo Lapa, do Superintendente André Ramos e da Coordenadora do Centro Comunitário de Defesa Cidadania, Camilla Gimenez, além da assistente da SEMUCIDH Letícia Leite.

Vale lembrar que sem a documentação básica, o cidadão não participa dos Programas Sociais ou acessa benefícios previdenciários. Embora tenha acesso à matrícula escolar, não recebe o certificado, além de não poder abrir conta em banco ou obter crédito.

“A proposta é ampliar o trabalho que já vem sendo realizado na Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, como o registro tardio, busca e segunda via de certidões, documentos como identidade e isenção para casamentos, dentre outros serviços. Assim, estamos cumprindo o compromisso da Administração Municipal de garantir o acesso gratuito à documentação básica, garantindo dignidade para a população”, disse o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Álvaro Ramos.

Durante o ato, também foi discutida a possibilidade de criação de um polo de atendimento para Vale Idoso, garantindo a gratuidade para a terceira idade no transporte público. “Estamos empenhados em cumprir a determinação do prefeito Farid Abrão de dar dignidade a nossa população. Em breve muitas outras novidades iremos divulgar”, concluiu o secretário Álvaro Ramos.