10ª Conferência Municipal de Saúde reúne população e gestores em Nilópolis

O município de Nilópolis deu, nesta sexta-feira (12), mais um importante passo para o planejamento e a construção de ações na área de Saúde.  A 10ª Conferência Municipal de Saúde, realizada pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Saúde, contou com a presença da população e lideranças políticas locais.

O evento, realizado na I Igreja do Nazareno, no Centro, foi aberto às 9h com a execução dos hinos nacional e do município. Em seguida houve a composição da mesa de abertura, com a presença do prefeito Farid Abrão, do secretário de Saúde, Dr. Cláudio Borges, do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Rafael Nobre e do presidente do Fundo Municipal de Saúde, Dr. Kiraz Constantine Karraz, além do Dr. Getúlio Sessim, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

“A partir do momento que nós gestores, nos reunimos com a sociedade para formularmos as políticas públicas da Saúde, com certeza, poderemos ter ainda mais avanços e demais melhorias contínuas, que beneficiará diretamente cada morador do município que procura nossas unidades de Saúde para atendimento em diversas áreas”, disse o prefeito Farid Abrão.

O secretário de Saúde, Cláudio Borges, agradeceu o prefeito Farid Abrão pelo apoio e cada profissional da saúde presente no evento. “Estamos hoje aqui com a representatividade da saúde, da sociedade de forma geral, fornecedores, usuários, ações e agentes da saúde, pra que após a palestra, possamos nos reunir em debate e que se retire daqui como um grande colegiado. Me sinto muito agradecido por fazer parte desse momento na saúde”, declarou o secretário.

“Este é um grande momento para Nilópolis, onde nos reunimos para debatermos sobre a saúde pública, tendo em vista o momento em que vivemos nacionalmente. Este dia de conferência e debates foi muito importante e produtiva para o futuro da Saúde no município. Estarei sempre buscando o melhor para a saúde do nosso município, podem ter certeza disso”, declarou o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Rafael Nobre.

Nesta edição, em consonância com a etapa nacional, o tema central foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Após a abertura oficial da conferência, o público presente pode participar de debates e apresentações.

Durante a conferência também foram abordadas as ações realizadas pelo setor, com avaliação da efetividade das propostas aprovadas nas conferências anteriores e evolução do acesso e da qualidade da atenção à saúde no município nos últimos anos. Também houve formação de grupos para discussões por subtemas e plenária final, com assembleia para discussão e aprovação do relatório final da conferência, além de eleição dos delegados para a etapa regional da 8ª Conferência Estadual de Saúde e 16ª Conferência Nacional de Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a 10ª Conferência Municipal de Saúde teve como objetivo reunir a população, trabalhadores, prestadores de serviço e gestores da área em uma reflexão sobre a organização dos serviços de saúde em Nilópolis, além de discutir e aprovar propostas para a Política de Saúde local e regional e atualização do Plano Municipal de Saúde.