Nilópolis recebe exposição “Oswaldo Cruz: médico do Brasil”

A contribuição do cientista Oswaldo Cruz no combate a doenças como a febre amarela, peste bubônica e varíola foi decisiva no início do século XX. Em 1903, houve 584 óbitos causados pela febre amarela na cidade, que era capital do Brasil; em 1908, as mortes pela doença foram apenas quatro. Organizada pelo Museu da Vida, em parceria com a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, a exposição “Oswaldo Cruz: médico do Brasil” traz ao município de Nilópolis, a biografia do cientista entre 26 de abril e 25 de maio. Dezoito painéis com fotografias e textos que abordam as pesquisas nas áreas de biologia, medicina, saúde pública e outros campos revelam a trajetória e obra do pesquisador.

A exposição marca o centenário da morte de Oswaldo Cruz, em 11 de fevereiro de 2017 e, para lembrar a data, contará com um terminal de acesso ao projeto Oswaldo Inspira (www.ioc.fiocruz.br/oswaldoinspira), iniciativa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) com documentos disponibilizados pela Casa de Oswaldo Cruz (COC). Entre eles, está presente o acervo inédito repassado à Fiocruz pelo neto de Oswaldo Cruz, o médico Eduardo Oswaldo Cruz.

Na mostra, serão exibidos os documentários “Um cientista, uma história” e “Cinematógrafo Brasileiro em Dresden”, com direção de Stella Oswaldo Cruz e Eduardo Thielen, que está disponível neste link.

Serviço:

Entrada gratuita | Exposição “Oswaldo Cruz: médico do Brasil”
Local: Galeria de Arte Willy Voigot – sede da Prefeitura de Nilópolis
Endereço: Rua Pedro Alvares Cabral, 305, Centro.
Período para visitação: 26 de abril a 25 de maio
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h