Nilópolis recebe 45 rádios transmissores e passa a fazer parte de rede integrada com outras prefeituras e instituições de segurança estaduais e federais

A Guarda Civil Municipal de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Segurança, recebeu na manhã desta terça-feira (10), 39 rádios transmissores da Secretaria de Estado de Segurança do RJ, além da Secretaria Municipal de Defesa Civil que foi contemplada com 6 rádios.

A entrega dos aparelhos

A entrega foi feita pelo subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança, Rodrigo Alves e pelo superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval, aos secretários nilopolitanos Coronel PM José da Silva Macêdo Júnior (Segurança Pública) e Sinézio Perez Gonzales (Defesa Civil). Além de Nilópolis, os municípios de Itaboraí, Mangaratiba e Nova Iguaçu também foram contemplados, somando agora 17 cidades que passam a ser integradas através destes rádios transmissores com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, porém, novos municípios também estarão recebendo seus rádios em breve.

Nilópolis passa a se interligar com forças de defesa estaduais e federais

Segundo explicou o subsecretário de Comando e Controle da SESEG/RJ, Rodrigo Alves, estes rádios transmissores, usados nos Jogos Rio 2016, foram vistoriados e reconfigurados pela superintendência de Comunicações Críticas, passando agora a formar um grande rede, composta pelos 17 municípios, no caso de Nilópolis a Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, podendo se interligar, em ocasiões especiais, com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

Os rádio transmissores

Os aparelhos são mais resistentes, inclusive à água, e contam com sistema padrão TETRA criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo Estado e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Os aparelhos permitem, ainda, o seu monitoramento por GPS – podendo localizar as equipes em ação, através de mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência.

“A Guarda Civil Municipal de Nilópolis está preparada para trabalhar com esta integração.”

O secretário de Segurança Pública de Nilópolis, Coronel PM José da Silva Macêdo Júnior, ressaltou que em Nilópolis a integração com as forças estaduais de segurança já acontece no dia a dia, principalmente através da Operação Integrada Nilópolis, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. Além disso, lembrou que os Guardas Civis de Nilópolis estão plenamente familiarizados com processos estratégicos e metas, além de capacitados para trabalhar com esta integração mais ampla, que agora se inicia com a chegada dos rádios transmissores.

“A Defesa Civil nilopolitana se fortalece, podendo contar com forças estaduais e federais em ocorrências de maior gravidade.”

O secretário de Defesa Civil de Nilópolis, Sinézio Perez Gonzales, falou da importância desta rede integrada de informação, propiciada pelos rádios transmissores, para o atendimento de ocorrências com mais rapidez, já que é possível, através deles, falar diretamente com o Corpo de Bombeiros e outras forças estaduais e federais, o que deixa a Defesa Civil de Nilópolis com maior poder de ação e eficiência, principalmente em casos de acidentes ou calamidades, podendo contar com outras forças de apoio.

Além dos secretários de Segurança Pública e Defesa Civil, a Prefeitura Municipal Nilópolis se fez representar pelo Cel PM Álvaro Moura (Subsecretário de Segurança), Major PM Geraldo Fontes (Superintendente Operacional), GCM Sérgio Elias (Comandante da Guarda Municipal), GCM Amanda Porto (Diretora de Ensino), Luciana Maria Dias de Castro (Coordenadora de Comunicação e Videomonitoramento), GCM Marcelo Bigossi e pelo agente Darley (Diretor de Patrimônio da Defesa Civil de Nilópolis).