Nilópolis realiza primeiro campeonato de Sambo

Evento fez parte da programação do aniversário da cidade

Pela primeira vez, o município de Nilópolis sediou um campeonato de Sambo, modalidade de luta russa que combina técnicas de diferentes artes marciais como judô, jiu jitsu e muay thai. A Copa Prefeito Farid Abrão Open Sambo, em parceria com a Confederação Brasileira de Sambo, aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto como parte do aniversário da cidade e reuniu mais de 100 atletas, além da presença de grandes nomes do esporte.

O primeiro dia, realizado no Ginásio Municipal, foi marcado pela disputa das modalidades Esportivo, que consiste em quedas, mobilizações e finalizações, e Combat, que além dessas tem trocação. Para abrir a competição, o presidente da Confederação Brasileira de Sambo, Carlos Jimmy, e o diretor técnico da confederação estadual, Gilvan Santos, reuniram no tapete olímpico atletas consagrados.

Entre eles, Herval Silva, eleito o quinto melhor samboca no ranking mundial em 2022, Danilo Tavares, medalhista de bronze no Campeonato Pan-Americano da competição e o 12° melhor no ranking mundial, a campeã Pan-americana e primeira instrutora feminina do Brasil, Carla Figueiredo, e os bicampeões brasileiros Paulinha Fernandes e Rafael Mamute, que também é o 20° melhor no ranking mundial de Combat.

Para eles, a realização do evento na cidade é fundamental para o crescimento do Sambo no estado. “Temos hoje aqui atletas de diversos estados, de diversas lutas e isso é muito legal. Ao meu ver, como atleta e professor, o Sambo é uma das artes marciais mais completas do mundo”, disse Herval. “Isso aqui que está sendo feito está sendo incrível, está abrindo portas para muitas pessoas conhecerem o esporte mais de perto”, completou Paulinha.

Atletas de até 13 anos disputaram o Esportivo Kids. Nesta categoria todos receberam medalhas. Já no Combat, as lutas tinham atletas a partir de 18 anos e alguns disputaram entre as duas modalidades. O destaque ficou para a equipe Jimmy Team (RJ) no topo, seguido de Herval Antunes Team (SP) e Sandes Team (RJ). Os campeões Danilo Tavares e Mamute competiram tanto no Esportivo, como no Combat Adulto e mais uma vez conquistaram o pódio, ambos em primeiro lugar.

A disputa do Beach Sambo ficou para o segundo dia, no novo campo de areia do Parque Natural do Gericinó. Essa modalidade é semelhante ao esportivo, mas praticado na areia. O pódio foi formado pelas equipes Sandes Team Fight (RJ) em primeiro lugar, Carla Figueiredo Team (ES) em segundo e Jimmy Team (RJ) em terceiro. “Esse evento para mim foi a realização de um sonho, ver a modalidade que eu me dedico sendo conhecida e praticada na nossa cidade. Através do esporte podemos resgatar cidadãos, dar oportunidades e até formar novos campeões para representar nossa amada Nilópolis Brasil a fora”, comemorou Leonardo Sandes, professor e diretor de arbitragem da Confederação.

No encerramento do evento, o presidente Carlos Jimmy foi homenageado por ser um dos responsáveis pelo Sambo no Brasil. O prefeito Abraãozinho David, o deputado estadual Rafael Nobre, o ex-deputado federal Ricardo Abrão e o mestre Gessé Cintra, coordenador da Casa da Luta Nilopolitana, também receberam honrarias e medalhas pelo apoio à modalidade na cidade.