Agentes de Saúde de Nilópolis concluem curso técnico do Governo Federal

A formação teve duração de dez meses

A Secretaria de Saúde de Nilópolis formou, nesta quarta-feira (16), cerca de 120 agentes de saúde em Técnicos em Agente Comunitário de Saúde e Técnicos de Combate à Endemias, por meio do programa Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde (MS). Eles fazem parte da primeira turma da qualificação no Brasil, e com esta formação técnica estão aptos a exercerem funções como aferição de pressão e glicose.

A cerimônia social foi realizada no Clube Nilopolitano e contou com a presença do prefeito Abraãozinho David, da vice-prefeita Professora Flávia, do secretário de Saúde, dr. André Esteves, do ex-deputado federal Ricardo Abrão e outras autoridades do município. “A melhora na saúde do nosso município começa com vocês que estão se formando aqui. Eu tenho a certeza que nós podemos contar com vocês para que a gente tenha dias melhores”, destacou o prefeito.

O curso visa ampliar os conhecimentos dos profissionais e aprimorar os serviços prestados pelos agentes, com objetivo de melhorar os indicadores de saúde e a qualidade da Atenção Primária do município. “Visando a otimização do trabalho já eficiente dos agentes comunitários de saúde, essa qualificação vai permitir que eles realizem um trabalho cada vez melhor, beneficiando a nossa população”, afirmou o secretário André Esteves.

Marialda Oliveira, agente de saúde há 17 anos, foi uma das profissionais que solicitou a adesão do município à capacitação do Governo Federal. “Depois de toda luta, chegar aqui nesta festa linda é muito gratificante, estou muito feliz, extremamente emocionada e ansiosa para colocar em prática”, celebrou ela, que durante a cerimônia ressaltou a valorização que os profissionais passam a ter após a conclusão do curso.

A formação teve duração de dez meses e foi realizada de maneira semipresencial. Os alunos foram acompanhados por cinco preceptoras, enfermeiras da rede municipal, e um tutor do Ministério da Saúde. “Esse momento coroa todo o esforço deles, além de ser de grande importância para a cidade. E fico muito feliz pois sou morador do município e tive a oportunidade de ser tutor deles”, disse André Luiz Trajano, representante da pasta federal.

O Programa

O Programa Saúde com Agente – iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do país. O Programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões e foi criado em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil.