Nilópolis promove três audiências públicas para artistas e agentes culturais

A primeira será on-line e as outras presenciais no IFRJ e na Usina de Cultura

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria de Cultura, vai promover três audiências públicas para artistas e agentes culturais do município que trabalham com audiovisual e outras modalidades artísticas. Eles poderão concorrer às verbas destinadas ao setor por intermédio da Lei Paulo Gustavo (n°195, de 8 de julho de 2022), que dispõe sobre ações emergenciais e disponibiliza R$ 3.862 bilhões a serem divididos entre estados, municípios e o Distrito Federal.

A primeira audiência pública será on-line, pelo google meet, com link disponibilizado na página do facebook da Secretaria Municipal de Cultura de Nilópolis, sábado, dia 3 de junho, a partir das 10h. As demais, presenciais, estão agendadas no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro, terça-feira, dia 6 de junho, das 9h às 13h, no bairro Frigorífico, e na Usina de Cultura, em Olinda, quinta-feira, dia 15 de junho, das 14h às 17h.

A Lei Paulo Gustavo surgiu em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19 na área da cultura e leva o nome do artista como forma de homenageá-lo, pois ele foi uma das vítimas desta doença. Esses recursos são oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), responsável pela promoção cultural do país, além da utilização de recursos federais.

A legislação que permite o uso dessa verba surgiu porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o isolamento social foi uma das formas de prevenção à COVID-19 e a classe artística foi uma das mais prejudicadas com essa resolução.

Do total da verba, R$ 2,797 bilhões serão destinados às produções audiovisuais, salas de cinema, cineclubes, mostras, festivais e outros 1,06 bilhões de reais irão para ações de emergências por meio de editais, chamadas públicas e premiações.

Paulo Gustavo

Nascido Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros, no dia 30 de outubro de 1978, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, Paulo Gustavo tornou-se um ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador de renome.

Ele é filho de Júlio Marcos e Déa Lúcia, mulher inspiradora de sua vida e arte, e irmão de Ju Amaral. Era casado com o dermatologista Thales Bretas, de cuja união surgiram Gael e Romeu. Morreu no dia 4 de maio de 2021, no Hospital Copa Star, onde estava internado por causa da Covid-19.