Nilópolis institui Sistema Municipal de Cultura

Artistas cadastrados na Lei Aldir Blanc ou na Paulo Gustavo serão beneficiados

No dia 20 de março foi aprovada por unanimidade, na Câmara Municipal, a lei que institui o Sistema Municipal de Cultura, com a criação do Fundo Municipal de Cultura (FMC) e o Conselho Municipal de Cultura, vinculados à Prefeitura Municipal. Artistas nilopolitanos comemoram este momento histórico para a cidade.

O FMC é o principal financiamento das políticas públicas de cultura no município. Os recursos serão destinados a projetos e ações culturais, por intermédio de editais. Artistas oriundos de Nilópolis cadastrados na lei Aldir Blanc ou na lei Paulo Gustavo serão beneficiados.

”Os nilopolitanos terão de volta um Sistema Municipal que verifica juridicamente, por meio do CNPJ da Cultura, que o artista do município tenha de uma vez por todas a sua representação junto aos pilares do Estado e do Governo Federal”, salientou o secretário de Cultura, Antonio Costa.

Os profissionais respiram aliviados com a vitória. O produtor cultural Vinni Rodrigues, de 33 anos, salientou que foi uma luta incansável de anos dos trabalhadores da cultura de Nilópolis que se concretizou.

“O FMC de Nilópolis é uma conquista histórica para todos fazedores de cultura do município. Até que enfim esse dia chegou e, agora, é continuarmos avançando para cultura não parar em Nilópolis, pois somente com fundo municipal ativo com recursos próprios, poderemos desenvolver fomento, ou seja, patrocínio direto para os artistas locais produzirem suas artes dentro de Nilópolis”, disse o morador do bairro Cabuís.

“O Fundo Municipal de Cultura será um grande instrumento para a nossa cidade, vai permitir que essa área tão importante para nós realize grandes projetos com financiamento público e que tenhamos mais atividades culturais no município”, destacou o prefeito Abraãozinho.