Prefeitura de Nilópolis retira barro que caiu de morro após as fortes chuvas

Funcionários da Semserp e da Defesa Civil trabalharam no local

A Prefeitura de Nilópolis, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos (Semserp), enviou nesta sexta-feira, 31 de março, uma equipe à Rua Nossa Senhora de Fátima, em Olinda, para atender chamado dos moradores depois que houve o desbarrancamento de um morro, em Olinda e caiu no quintal de Alexander Santos, conhecido como Fofão, na Rua Fernando Mendes. Não houve feridos.

Na noite de quinta-feira, 30 de março, funcionários da Secretaria de Defesa Civil e o secretário Bola Galego estiveram no local para prestar o primeiro auxílio. A quantidade de chuva que atingiu o estado do Rio de Janeiro foi atípica e alcançou Nilópolis e outras cidades da Baixada.

“Nunca vi isso acontecer e moro aqui desde criança. Foi muito chuva. Parte do morro desceu por volta das 11h da noite com os pneus que colocaram para conter o barro. Peço que tirem todo esse material, porque vai cair tudo na próxima chuvarada”, reivindicou Rafael Souza, 42 anos, atualmente desempregado.

Frequentemente os funcionários da Semserp estão nas ruas desobstruindo os ralos para que a água de chuva escoe com mais rapidez e, recentemente, foi realizado o desassoreamento do Rio Pavuna no trecho que passa pelo bairro do Cabral até Olinda. E está acontecendo a mesma ação neste curso de água na extensão que vai de Olinda ao bairro Paiol, com retirada de areia, entulhos, pedras e outros resíduos do leito do rio. Tudo para evitar enchentes quando ocorrem chuvas acima do normal, como aconteceu nesta quinta-feira. Desde o início do pacote Dá-lhe Obras, parceria da Prefeitura com o governo do Estado, 23 encostas na cidade já foram concretadas, oferecendo mais segurança aos nilopolitanos.