Luta contra Aedes aegypt já começou em Nilópolis

‘Mata mosquitos’ estão nas ruas com o carro fumacê para combater Dengue, Zika e Chicungunya

As atenções ainda estão voltadas para o combate ao coronavírus, transmissor da Covid-19, mas os mosquitos Aedes aegypt, que transmitem dengue, zika e chicungunya, estão por aí, principalmente nesse verão com altas temperaturas. Os funcionários que os enfrentam são popularmente chamados de ‘mata mosquitos’ e já estão em ação em Nilópolis, conduzindo o carro fumacê.


Esta semana, eles vão percorrer os bairros de Santos Dumont, Nossa Senhora de Fátima e Centro, bem cedo pela manhã _ 6h às 10h_ e das 18h às 20h. São os melhores horários para realizar o trabalho. Na semana anterior, o grupo esteve na beira do Rio Sarapuí, divisa com Mesquita, e também no Cemitério de Nilópolis.


Nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado, eles visitaram 160 mil 965 residências. Descobriram 31 focos de mosquitos 61 mil 237 imóveis em setembro e os números foram diminuindo até dezembro, quando estiveram em 23 mil e 27 casas e apartamentos e encontraram sete focos.


Cemitério, borracharia e ferro-velho são locais são considerados pontos estratégicos porque são depósitos preferenciais para desova do Aedes aegypti, mosquito transmissor das três doenças já mencionadas e também da febre amarela.


A Coordenação de Controle de Vetores, vinculada ao Ministério da Saúde, é realizada por Nilson Aguiar, com gerência de Luís Pereira e equipe. Eles têm apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Nilópolis.


Roteiro do carro fumacê nos dias 26 e  28 de janeiro

Quarta-feira:
Manhã: 6h às 10h – Rua Eliseu de Alvarenga, Rua Wallace Paes, Rua João Pessoa, Av. Getúlio Vargas, Rua Getúlio de Moura.
Bairro Nossa Senhora de Fátima
Noite: 18h às 20h – Várias travessas, beira-rio, Rua Ernesto Cardoso, Estrada Marechal Castelo Branco, Rua Mário de Araújo, Rua Pedro Álvares Cabral.

Sexta-feira:
Manhã: 6h às 10h
Rua Inácio Serra, Rua Marques Canário, Rua Antonio Felix, Rua Roldão Gonçalves
Noite: 18h às 20h
Ruas transversais diversas

Você pode gostar...