‘Lembranças Brasileiras’ leva cultura indígena para o Parque do Gericinó

Evento contou com exposição de produtos e debate

A cultura indígena brasileira tomou conta do Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão no sábado, dia 24 de junho, com a realização do evento ‘Lembranças Brasileiras’, promovido por alunos da disciplina Planejamento e Produção de Eventos, do Centro Universitário Carioca (Unicarioca). O objetivo dos estudantes era divulgar a cultura indígena, com uma exposição de produtos e uma conversa, contribuindo para a democratização do assunto.

Com a orientação da professora Luciane Conrado, Brenda Rezende, estudante de publicidade, e outros cinco alunos organizaram a atividade. Brenda foi a mediadora do bate-papo com o homem trans Azch Cunha, produtor cultural e descendente indígena, formado em cinema, e Suzane Cunha, da etnia Guarani, da tribo Guarani Mbya, originária de Maricá, perto de Niterói.

“Esse projeto começou há uns meses, eu tive a ideia desse tema e a galera abraçou. Surgiu quando vi a matéria sobre o povo Yanomami nos jornais da televisão, refleti a respeito, e analisei que a situação deles estava sendo mascarada, precisa ser debatida e conhecida. Precisamos trazer luz onde há estigma e preconceitos sobre os povos originários”, afirmou Brenda.

O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Nilópolis, Dean Senra, ficou empolgado e já está planejando um novo evento com a mesma temática. “A palestra foi muito esclarecedora e queremos repetir a experiência, ter mais contato com a história e a cultura dos primeiros habitantes do Brasil, os indígenas, nossos povos originários”, salientou Dean, cuja secretaria fica localizada na Área de Proteção Ambiental (APA), na Rua Antônio João Mendonça, sem número.