“Invista em Nilópolis” facilita o empreendedorismo na cidade

Com o objetivo de atrair empresas para o município, a Prefeitura está lançando a campanha “Invista em Nilópolis”. Oferecendo aos investidores maior desburocratização. A ideia é mostrar o potencial que a cidade tem, e a facilidade na busca de informações e tramitação de processos.

Com a implantação estima-se atrair novos investimentos com o objetivo de garantir o crescimento da cidade, constituindo mais postos de trabalho, promovendo a inovação tecnológica, mais receita tributária e, assim, mais desenvolvimento ao município como um todo.

“A campanha Invista em Nilópolis vai além de incentivo aos empresários e investidores. Estamos abrindo as portas da nossa cidade para o desenvolvimento, crescimento, geração de emprego e renda. Com a vinda de novas empresas, poderemos aumentar nossa receita e investir ainda mais em melhorias para nossa cidade e na qualidade de vida dos Nilopolitanos”, comenta o prefeito Farid Abrão.

Nilópolis

Além disso, o município de Nilópolis em parceria com a JUCERJA(Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) e o sistema de integração ao REGIN(Sistema de Registro Integrado) permite que os empreendedores utilizem da ferramenta no site para consulta de viabilidade, emissão de taxas, alvarás e outros serviços através do portal, objetivando assim mais agilidade e facilidade para os investidores e munícipes.

E ainda, por intermédio das orientações do SEBRAE, a Secretaria de Fazenda está trabalhando para implementação de mecanismos e sistemas que possam agilizar ainda mais a concessão dos alvarás eletrônicos definitivos pelo portal, totalmente desburocratizado, facilitando a vida de quem quer empreender. A ideia é deixar o município preparado para receber novas empresas e possibilitar em um único espaço que integre todos os sistemas necessários para iniciar um negócio, com o licenciamento do Corpo de Bombeiros, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Fiscalização de Posturas, com o cumprimento de 100% da burocracia.

Atualmente o alvará eletrônico é emitido automaticamente com a constituição da empresa, sem nenhuma exigência para as atividades consideradas de baixo e/ou baixíssimo risco, que não precisam de licenciamento junto a outros órgãos, que pode ser impresso em menos de 24 horas sem que o empreendedor precise se deslocar a repartição pública.

O município também garante tratamento diferenciado para empresas Optantes do Simples Nacional e que estejam em dia com suas obrigações tributárias em Nilópolis, que ficam isentas do pagamento anual do TIME (Taxa de Inspeção e de Manutenção da Licença para Funcionamento dos Estabelecimentos).

A estimativa do governo municipal é ainda oferecer todo o suporte e consultoria para garantir que os empreendedores individuais e empresários saiam da informalidade. Estamos trabalhando para criar um ambiente favorável e estimular a atração de novas empresas e fomentar a expansão das já existentes.