Integração entre as Guardas Civil e Ambiental ajudam no resgate de animais em Nilópolis

A integração entre as Guardas Civil e Ambiental de Nilópolis vem contribuindo para o resgate de animais silvestres no município.

Os casos mais recentes ocorreram no último dia 9 de agosto. A primeira ocorrência foi registrada ainda na manhã daquele dia, onde o GCM Domingos fora chamado para atender uma ocorrência envolvendo animal silvestre. “Prontamente acionamos a Guarda Ambiental Municipal (GAM), que enviou uma equipe até a casa da munícipe, identificada como Ângela, na Rua Ernesto Cardoso, no bairro Santos Dumont”, explicou a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Vivian Cristina.

O animal em questão era um gambá (Didelphis marsupialis), que havia se refugiado no local e apesar da agressividade, a captura foi feita sem maiores dificuldades. “Como o mesmo não apresentava qualquer sinal que impossibilitasse sua pronta soltura, a mesma foi feita em uma área dentro do Parque Municipal Natural do Gericinó”, disse o secretário de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro.

Outro caso envolvendo a integração entre as duas guardas foi registrado na sede da Secretaria Municipal de Segurança, onde uma coruja buraqueira (Athene cunicularia) fora deixada na por um munícipe que procurou ajuda. “Não hesitamos e logo acionamos os agentes da GAM, que ao chegar ao local, identificou a ave que, diferente da maioria das outras corujas, possui hábitos diurnos. Por conta do estado frágil do animal os agentes Gustavo, Serafim e Ribeiro optaram por levá-la até um Centro de Recuperação de Fauna. Lá ela poderá se recuperar e ser reintegrada em plenas condições de saúde a natureza”, concluiu a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Vivian Cristina.

Veja o que fazer em casos de animais silvestres encontrados em casa

Cuidados especializados ampliam as chances de retorno à natureza de animais silvestres encontrados em áreas ocupadas pelos seres humanos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro, a primeira coisa a fazer ao encontrar um animal silvestre dentro de casa é procurar manter a calma. “É muito importante que as pessoas não tentem tocar no animal, nem intimidem o bicho com pedaços de pau ou qualquer outro material, porque isso pode deixá-lo nervoso, e provocar um ataque. Também se pede para não fornecer alimentos ou água, que podem ser prejudiciais”, ressalta.

Em seguida deve-se entrar em contato com a Guarda Ambiental Municipal ou com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para que seja recolhido, ter o estado de saúde avaliado e, se possível, ser reintroduzido na natureza. Os órgãos podem ser acionados através do telefone 2692-3951. O Corpo de Bombeiros atende casos de emergência em que haja risco de vida, tanto para os animais quanto para a população. Neste caso, o atendimento é feito pelo telefone 193.