Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é empossado em Nilópolis

Na manhã desta quarta-feira (23), a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, através da Superintendência dos Direitos da Mulher, deu posse às titulares do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher da cidade de Nilópolis.

O Conselho possibilita a participação popular e propõe diretrizes de ação governamental voltadas à promoção dos direitos das mulheres, atuando no controle de políticas públicas de igualdade entre os gêneros, assim, como exerce a orientação normativa e consultiva sob os direitos das mulheres no Município e seguindo esta diretriz, durante a cerimônia foram discutidos diversos temas como o empoderamento, feminicídio, a valorização da mulher e ao combate as violências.

A subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos, Nilcéa Clara Cardoso, representando o prefeito Farid Abrão, disse muito feliz em poder estar dando posse as eleitas que buscam alcançar melhorias quanto à valorização da Mulher e no combate as violências.

“Estamos há 13 anos na Casa da Mulher Nilopolitana e me lembro bem que no início éramos uma equipe bem pequena e em uma casa de igual tamanho, mas com um calor humano imensurável. E foi essa força de querer valer os direitos das mulheres que fomos ganhando espaço, assim como cada uma de vocês batalham para ver os seus direitos respeitados. Sei muito bem o quanto isso é difícil, mas a gestão do prefeito Farid Abrão está imbuído desse espírito de luta e de garantia dos direitos. Isso pra mim é gratificante, não é o ganhar, é o fazer e realizar. Saio hoje daqui exultante pelos novos membros do conselho, tendo a certeza que vamos trabalhar para capacitar mulheres para assumir o poder”, disse emocionada a subsecretária, que também é diretora da Casa da Mulher Nilopolitana, um dos mais importantes pontos de apoio às mulheres vítimas de violência no Município.

A cerimônia foi realizada no Teatro Glauber Siqueira, no bairro Cabral e contou ainda com a participação do chefe de Gabinete Rodrigo Duarte, dos secretários de Segurança Pública, Cel PM RR José da Silva Macedo Júnior e de Cultura, Antônio Carlos da Costa e do vereador Abraão David Neto, que representou a Câmara Municipal, além do subsecretário de Cultura, Manoel Félix, personalidades locais e estaduais.

A primeira presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Sra. Helena Piragibe, também esteve presente e fez questão de falar ao público e às novas conselheiras:

“Gostaria muito de viver em um Brasil com uma sociedade onde homens e mulheres fossem iguais, que não houvesse opressão. Essa é a sociedade que almejamos, uma sociedade mais igual, e é essa a nossa luta, o nosso compromisso é com a sociedade”, discursou.

O conselho é constituído por 28 membros, sendo 14 titulares e 14 suplentes, exclusivamente do sexo feminino, na proporção de 50% indicadas pelo Poder Executivo Municipal e as demais eleitas por voto aberto.

Os representantes governamentais são:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

TITULAR – Sra. Sonimar Mendes Bittar
SUPLENTE – Sra. Izabela da Silva Duarte

TITULAR – Sr. Luiz Cláudio Costa
SUPLENTE – Sra. Solange Alves de Oliveira

TITULAR – Sra. Nádia Silva
SUPLENTE – Sra. Rosana Cristina dos Santos

Centro de Referência de Atendimento à Mulher – Casa da Mulher

TITULAR – Sra. Nilcéa Clara Cardoso
SUPLENTE – Sra. Elcinéa Karraz

Clube da Terceira Idade