Secretaria de Transporte garante direito de idosos e deficientes em estacionamentos

Garantir o direito do idoso e do deficiente em poder estacionar nas vagas especiais é um dos objetivos da secretaria municipal de Transporte. Para tanto, na manhã desta quinta-feira (09), o secretário Amauri Roberto Silva de Jesus, promoveu um café da manhã com membros da sociedade civil e autoridades para firmar este compromisso.

 

Amauri Jesus garantiu o empenho da secretaria em assegurar o direito adquirido por Lei. “O que está acontecendo hoje aqui, vai muito além de uma simples entrega de credencial a cada um dos senhores e senhoras que aqui estão, porque este é um direito assegurado por Lei, o que pretendemos hoje é estreitar o relacionamento da Prefeitura com duas importantes parcelas da sociedade que muitas vezes são ignoradas, esquecidas e preteridas em seus direitos”, discursou.

 

O secretário explicou ainda, que já estão sendo tomadas providências para que as vagas especiais estejam devidamente sinalizadas. “Não é novidade pra ninguém que num passado não muito distante, funcionava em Nilópolis, um estacionamento rotativo explorado por uma empresa, mas não víamos estampado nas placas e nem demarcado no chão, vagas destinadas a idosos e deficientes. Hoje isso acabou, estamos devolvendo e assegurando a todos o direito outrora preterido. Já está sendo feito um estudo para demarcação das vias”, garantiu Amauri.

Os estacionamentos em vagas especiais só são permitidos para pessoas que possuem a credencial oficial e permitida pela secretaria de Transportes. O documento é pessoal, intransferível e deve estar sempre no painel do veículo ou em um local visível do carro. As credenciais tem validade em todo o território nacional.

Para obter a credencial, é necessário que o veículo esteja emplacado em Nilópolis e os interessados devem comparecer ao atendimento da secretaria municipal de Transportes, que funciona na Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1508, Centro, de segunda à sexta, das 9hs às 17hs, munidos do original e cópias dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência de Nilópolis. Para as pessoas com deficiência, deve ser apresentado, também, o laudo médico constatando diagnóstico, carimbo e assinatura do médico especialista.

Você pode gostar...