Expo Ubuntu e Prêmio Mulher Negra são realizados em Nilópolis

Ouça a esse texto:

Nesta quarta-feira (31) o dia ficou marcado para aqueles que passaram pelo Calçadão de Nilópolis. A Prefeitura de Nilópolis, através das secretarias de Cidadania e Direitos Humanos, Turismo, Segurança Pública e Serviços Públicos realizou a Expo Ubuntu e Prêmio Mulher Negra.

“O objetivo do evento é homenagear a afro-empreendedora de Nilópolis, através da Expo Ubuntu, que não acontecia fazia um tempo no Município e hoje conseguimos trazer para o Calçadão. A secretaria abraçou com muito amor a causa das mulheres negras nilopolitanas.” Ressaltou o secretario Álvaro Cunha Ramos.

A Expo Ubuntu recebeu manifestações culturais e artísticas como: street dance, jongo, maracatu, bateria da escola de samba Beija-Flor e entre outras atrações. A exposição também contou com uma variedade de stands como: tranças, artesanatos, roupas e comidas. Dentre eles, podemos destacar o da empreendedora Maryana Oliveira, com seus brincos, tiaras e turbantes com diversas cores e estampas.

Empreendedoras nilopolitanas no Expo Ubuntu. Foto: Gláucio Burle/Coordenadoria de Comunicação.

“Esse evento une as pessoas, é de extrema importância para resgatar e mostrar para o Município que perpetua a cultura. Estamos recuperando a história dos nossos ancestrais com a moda. Já estamos há 4 anos fazendo esse trabalho com os turbantes”, contou a empreendedora.

O Prêmio Mulher Negra

Prêmio Mulher Negra 2019

Abertura do Prêmio Mulher Negra 2019. Foto: Gláucio Burle/ Coordenadoria de Comunicação

O Prêmio Mulher Negra teve como objetivo elevar a auto estima por meio do fortalecimento da reflexão das desigualdades vividas pelas negras no seu cotidiano. Prestigiando 31 mulheres do Estado do Rio de Janeiro que de alguma forma fazem a diferença na vida profissional, religiosa, cultural, politica ou econômica.

Foram convidadas mulheres de todo o estado do Rio de Janeiro, escolhidas pelas suas histórias de vida e pela militância. O diferencial é que Nilópolis é o único município da baixada fluminense que está fazendo dois eventos de uma vez só, com a Expo Ubuntu e Prêmio Mulher Negra.

” Estou muito feliz e honrado em poder participar de um evento como este e ressaltar importância da luta não somente das mulheres, mas de todos os negros deste país.Que esse Prêmio seja apenas um início, que isso ecoe não só na nossa cidade, mas todo Rio de Janeiro e Brasil “, declarou o vereador Abraão David Neto,representando o prefeito Farid Abrão.

Premio mulher negra 2019

Prêmio Mulher Negra 2019. Foto: Gláucio Burle/ Coordenadoria de Comunicação