Dia Mundial da Limpeza terá mutirão de ações em Nilópolis

O mês de setembro é marcado por um dia especial quando se diz respeito à limpeza do nosso planeta. O Dia Mundial da Limpeza acontece no terceiro sábado do mês, no dia 15, e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos programou uma grande ação, a partir das 8h.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Dean Carlo Senra, todo o departamento de limpeza estará nas ruas, com caminhões, tratores, e até mesmo duas carretas, recolhendo entulhos e atuando na varrição dos espaços públicos. “Iremos atuar em todo o Município, fazendo um verdadeiro “arrastão” de limpeza”, explicou.

Dia da Limpeza

A ação, que consiste na ideia de limpar coletivamente o país, teve início na pequena nação da Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país em apenas 5 horas.

O sucesso da limpeza na Estônia se espalhou pelo mundo e hoje são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo, sendo o movimento considerado a maior organização do gênero no mundo. No dia 15, todos esses países, voluntários e parceiros, se reunirão para diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado.

No Brasil, todos os estados estarão envolvidos na ação e Nilópolis, através a Secretaria Municipal de Serviços Públicos está confirmado como cidade participante.