Dia da Visibilidade Trans é comemorado em Nilópolis com debate, música e boas expectativas

A Prefeitura Municipal de Nilópolis, através da secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, e com a organização da Superintendência da Diversidade Sexual, realizou na manhã desta segunda-feira (30) um encontro que celebrou o Dia da Visibilidade Trans (comemorado dia 29).

Com a presença de representantes da sociedade civil organizada, principalmente ligados ao movimento LGBT, foi promovido um debate em torno de suas lutas e reivindicações, com destaque para a adoção do nome social, pelo público trans, a ser implementado em todos os formulários e acesso aos serviços públicos da administração municipal. Para a presidente da Fundação Disco, Islene Motta “esta é uma reivindicação de seis anos, agora atendida”.

Diversas autoridades públicas nilopolitanas estiveram presentes, como o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Julinho Chambarelli, do secretário de Cultura, Antônio Costa e do vice-presidente da Câmara Municipal de Nilópolis, Abraãozinho David, além de diversas instituições que também marcaram presença, como o Grupo Mães pela Igualdade, Fundação Disco, Fórum Permanente de Diversidade Sexual, Grupo Vitamore e de Loren Alexander, importante ativista da causa LGBT.

Segundo o mediador do encontro, Felipe Rodrigues, “o que se viu hoje foi uma saudável retomada do diálogo entre a sociedade civil e a Prefeitura “.

Para o superintendente de Diversidade Sexual, Cézar Renato “o encontro superou todas as expectativas. Este foi apenas o primeiro passo de um grande trabalho que pretendemos realizar a frente desta superintendência. Estamos abertos ao diálogo e, em função disso, muitas sugestões e idéias têm sido apresentadas. Vamos trabalhar para deixar um grande legado, construído em conjunto.”, ressaltou o superintendente.

Precedendo o encontro, os músicos Beto Lempé e Vino Cachorrão, importantes artistas de nossa cidade, fizeram uma apresentação musical, abrilhantando ainda mais o encontro.