Consulta Pública para escolha de gestores das escolas

Comunidade escolar elege diretores pela primeira vez na história de Nilópolis

Pela primeira vez na história da cidade de Nilópolis, a Prefeitura realizou uma consulta pública junto aos profissionais da educação, alunos maiores de 12 anos e um responsável legal por estudante matriculado em casa escola, para escolha dos gestores de unidades escolares da rede municipal de ensino. O prefeito Abraãozinho e a vice-prefeita Flávia Duarte, junto com a secretária de Educação Débora Carlos, definiram o dia 24 de maio, das 8h às 17h.

Para eleger o gestor, 28 escolas municipais abriram as portas para receber os votantes. O resultado saiu na noite do mesmo dia. Cada gestor terá um mandato que vai de 2023 a 2025. Flávia Duarte afirmou que Nilópolis dá um grande passo com a realização dessa consulta pública para seleção de diretores.

“Através dos tempos, essa sempre foi uma luta e exigência legal. Hoje, a educação responsabiliza, democratiza e traz a comunidade escolar para o centro das decisões. Isso é fazer e viver a democracia”, assegurou.

A secretária de Educação, Débora Carlos, salientou que a educação nilopolitana construiu toda uma rede que propiciou a realização desse processo de consulta pública. “Dia 27 de maio será um marco na educação nilopolitana, com a posse dos gestores escolhidos pelos sujeitos que a constroem”, comemorou Débora Carlos.

A participação da comunidade escolar tem sido marcante. Seja em colégios com público-alvo de pré-escola ou de primeiro a nono ano. Na Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade, são eleitores 1.300 pessoas, entre professores e demais servidores da educação, responsáveis pelos alunos e estudantes a partir dos 12 anos. A chapa era única, com a atual diretora Edmê Coutinho de Medeiros.

Mãe de dois estudantes do segundo e quarto anos, a diarista Juliana Félix fez questão de comparecer e votar. “Acho importante, porque depois vamos poder acompanhar os diretores em quem votamos. Eles ficam a maior parte do tempo com nossos filhos”
, observou ela, que mora na Chatuba, em Mesquita, e conseguiu a transferência dos estudantes para o Poeta Carlos Drummond. “Lá era muito perigoso”, explicou.

Também candidata única à gestão escolar, a diretora Luciene Neri David divulgou as metas para os próximos três anos à frente da Escola Municipal Jorge Deocleciano, no Centro de Nilópolis. Entre suas propostas, está atuar desde a concepção do trabalho pedagógico através das propostas orientadas pelo currículo da rede municipal de ensino, contemplando as temáticas com antirracismo, inclusão e interculturalidade.

Confira abaixo os gestores eleitos em cada escola.

E. M. Coronel Antônio Benigno Ribeiro – Márcia Amorim
E. M. Poeta Carlos Drummond de Andrade – Edmê Medeiros