Comissão realiza reunião preparatória do Carnaval 2018

A Comissão Municipal de Festejos e representantes das secretarias envolvidas com a realização do Carnaval 2018 se reuniram nesta quarta-feira (31) na sede da Secretaria de Segurança Pública, para alinhar o planejamento de atuação durante a festa e oferecer um ambiente ainda melhor que o de 2017.

Algumas medidas já alinhadas foram anunciadas neste penúltimo encontro. Assim, mais uma vez obedecendo à Lei Federal 1094/2015, será proibida a comercialização de qualquer tipo de bebida em embalagens de vidro, por estabelecimentos comerciais e ambulantes, por se tratar de evento com grande concentração de pessoas, sob pena de multa e apreensão. “Nossa equipe irá atuar de forma que os nossos foliões brinquem com tranquilidade e tudo transcorra dentro da lei. Não iremos tolerar irregularidades e todos os barraqueiros terão orientações do que se pode ou não pode fazer durante a festa”, disse Gessé Cintra, representante da Coordenadoria de Ordem Pública.

Como no ano passado, o principal ponto de Carnaval será na Avenida Mirandela, onde será montada uma grande estrutura para garantir quatro dias de tranquilidade aos foliões. “Nosso principal ponto de baile será na Avenida Mirandela, entre as ruas Zezinho e Eliseu de Alvarenga. Neste ano conseguimos nos preparar e planejar o Carnaval com muito mais antecedência e agora, há poucos dias para o início da festa, estamos acertando os últimos detalhes e a parceria entre as secretarias é muito importante, só tenho a agradecer em meu nome e em nome do vice-presidente da Comissão, Pedro Henrique, a dedicação e o empenho de todos”, discursou Marcos Pitanga, presidente da Comissão Municipal de Festejos.

Dando sequência a reunião, o secretário de Segurança Pública, Cel. José da Silva Macêdo Júnior, destacou que apesar da redução no número de crimes no município, a folia terá uma atenção especial. “Iniciamos a nossa gestão com foco no apoio as forças estaduais de segurança pública e chegamos a mais um Carnaval com um cenário bem diferente de 2017. Conseguimos reduzir índices de criminalidade e temos uma Guarda Civil Municipal muito mais motivada e disposta a colaborar para termos o carnaval mais tranquilo da região”, disse.

O secretário de Transportes, Amauri Roberto Silva de Jesus, também garantiu que irá atuar de modo que os transtornos causados pelas interdições de ruas seja o mínimo possível. “Estaremos com todo o nosso efetivo nas ruas, cuidando para que o cidadão que precisa se deslocar pelo município seja orientado e consiga chegar ao seu destino sem problemas. Mas também peço que a população procure evitar trajetos que envolvam as ruas que ficam no entorno da Avenida Mirandela”, explicou. Destacando ainda, que nos próximos dias será divulgado o esquema de trânsito para os dias de folia.

Marcos Berkowitz, secretário de Serviços Públicos, destacou que seus servidores já estão trabalhando nos preparativos do Carnaval. “Nossa equipe de eletricistas, por exemplo, está trabalhando em conjunto com a Light para fazer as ligações de energia elétrica para os barraqueiros e as demais necessidades, além do reforço da iluminação na Avenida Mirandela e na manutenção preventiva em pontos estratégicos”, informou. Acrescentando ainda que haverá reforço nas equipes que irão atuar na limpeza dos pontos onde houver concentração de foliões.

Também ficou definido que a Secretaria Municipal de Saúde irá participar da festa com sua estrutura de ambulâncias e atendimento de emergência, além da distribuição de preservativos masculinos.

Participaram ainda, o vice-presidente da Comissão de Festejos, Pedro Henrique; o secretário de Meio Ambiente, Norivelto Guimarães; e o superintendente de Patrimônio Histórico, Ricardo Jardim. O grupo de trabalho ainda se reunirá novamente antes do feriado de Momo.