Agentes da Guarda Civil Municipal de Nilópolis recebem capacitação a nível federal

Técnicas de abordagem policial esse foi o tema da capacitação realizada, nesta quarta-feira (31), para 30 agentes da Guarda Civil Municipal. A iniciativa foi da Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, e contou com instrutores da Polícia Rodoviária Federal.

Denominado Estágio Prático sobre Técnicas de Abordagem de Pessoas e Veículos, essa capacitação foi realizada na sede da 5ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal, no Bairro Jardim América, Rio de Janeiro, e foi ministrado pelos agentes Odilon Rocha Teixeira Filho e Taiguara Ferreira Delphino, do Núcleo de Operações Especiais (NOE).

O secretário Municipal de Segurança, Cel PM José da Silva Macêdo Júnior, acompanhou de perto o treinamento e destacou a importância das capacitações. “É fundamental que o efetivo da Guarda Civil Municipal seja cada dia mais instruído em atividades policiais, visando cumprir sua missão preventiva, no campo da Segurança Pública, de acordo com o estabelecido na Lei nº 13.022/14 – Estatuto das Guardas Municipais”, destacou.

Comandante da Guarda Municipal, Sérgio Cláudio de Andrade Elias, destacou que este tipo de ação além de resultar no aprimoramento do conhecimento técnico, vai nos propiciar também a verdadeira integração da Guarda Civil Municipal no Sistema de Segurança Pública.

Vale ressaltar que essa é a primeira vez que uma Guarda Municipal recebe capacitação de Práticas de Abordagem nas dependências da Polícia Rodoviária Federal no Rio de Janeiro, acrescentando que além do Conceito e da Prática de Técnicas de Abordagem, na parte teórica, foram estudados os aspectos jurídicos que respaldam as ações de interceptação, interlocução, busca pessoal, algemação e condução de presos. “Para nós é uma honra estar recebendo os colegas da Guarda Municipal de Nilópolis. Estamos passando a nossa doutrina do que é preconizado, não só aqui no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil. Eles saem daqui com as técnicas mais atualizadas”, disse o instrutor e agente da Polícia Rodoviária Federal, Odilon Rocha Teixeira Filho.