Casa da Mulher realiza ‘Março Mulher – Por um mundo com mais direitos’

Seminário lotou a Câmara Municipal de Nilópolis

Na última sexta-feira (24/3) ocorreu o seminário ‘Março Mulher – Por um mundo com mais direitos’, promovido pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. Com capacidade máxima de público, a Câmara Municipal foi palco de dez palestrantes.

Os temas foram sobre a ressocialização do agressor como forma de minimizar a cultura da não violência à mulher, a importância da implantação da Delegacia do Idoso na Baixada Fluminense, a inclusão de disciplinas no currículo escolar como forma de prevenção à violência doméstica, patrulha Maria da Penha na rede de proteção à mulher, os direitos humanos no enfrentamento à violência doméstica, violência obstétrica, o papel da perícia criminal à mulher vítima de violência doméstica, o ativismo feminino como forma de combate à violência doméstica e familiar e a rede de atendimento à mulher.

Entre mães, educadoras, psicólogas, advogadas, o seminário contou com a presença de mulheres homenageadas pelas suas histórias, possibilitando a transmissão de conhecimentos e informações ao público presente. Foram elas: Major Bianca Neves, Gisella Gonçalves, Aline Hipólito Pires, Claudia Rubiah, Zilmar Carlos Tavares, Janete Oliveira, Miguel, Eny Varela, Ilma da Conceição Correa, Sonia Lopes e Norma Berriel.

“Há vários dias já vinha planejando este evento, mas confesso que, ao ver um auditório lotado, e uma gama de palestrantes tão rica, eu fiquei muito emocionada, principalmente ao perceber que as alunas e assistidas do Centro de Referência à Mulher de Nilópolis são assíduas à novas aprendizagens e reconhecimento dos seus direitos”, destacou a superintendente dos Direitos da Mulheres, Professora Nilcéa Clara Cardoso.

Marcou presença a secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima; o secretário de Serviços Públicos, Rodrigo Neca; representando a Semusa, Adela Alves; representando a Semucidh, Priscila Moraes; representando a vice-prefeita professora Flávia e também Semed, Gisella Gonçalves; Coordenadora do Ciam Baixada, Sônia Lopes;

“Esse dia ficou para a história. Nos entregamos de corpo e alma, e o resultado foi um seminário fantástico. Estou realmente emocionado, é um ganho muito positivo para as mulheres nilopolitanas”, salientou o subsecretário de Cidadania e Direitos Humanos, Rafael Abreu.

Para informações sobre palestras, seminários, cursos e outros eventos, ligue para 2691-6887 ou compareça a Casa da Mulher Nilopolitana, na rua Antônio João Mendonça, nº 65.