Carnês do IPTU 2024 chegarão às residências a partir da segunda semana de 2024

Pagamento em cota única terá 15% de desconto

A Secretaria de Fazenda de Nilópolis começará a distribuir os carnês físicos para pagamento do IPTU a partir da segunda semana de janeiro de 2024. Novamente, a tarefa ficará com os Correios. Os pagamentos em cota única terão 15% de desconto até o dia 31 de janeiro. Quem preferir, também poderá entrar no site da prefeitura (https://nilopolis.rj.gov.br) a partir do dia 2 de janeiro, clicar no ícone ‘2ª via de tributos’, onde, após digitar o número da inscrição do seu imóvel, ali identificado como “sigla do imóvel”, e o código de verificação, terá acesso aos boletos em cota única ou em parcelas.

O secretário de Fazenda, Eduardo de Oliveira, destacou que o prefeito Abraãozinho, ciente da dificuldade de muitos em saldar esse compromisso logo no primeiro mês do ano, além dos 15% de desconto, possibilitou o pagamento com 10% de redução até o dia 29 de fevereiro, e com 5% até o dia 11 de março.
“A receita proveniente do pagamento do IPTU permite ao município entregar serviços aos munícipes, com parte desse recurso destinado à saúde e à educação, além de obras em ruas e praças, entre outras”, listou Eduardo de Oliveira.

Ele afirmou ainda que há imóveis com cadastro incompleto ou desatualizado, por este motivo, é importante que contribuintes nesta situação aproveitem a oportunidade para atualizar suas informações pelo e-mail dri@nilopolis.rj.gov.br, indicando a inscrição do imóvel, o CPF ou CNPJ, um número de telefone com o aplicativo de mensagens Whatsapp e um endereço de e-mail válido.

Neste caso, o acréscimo de informações poderá ser feito ainda por meio da “Ficha de Atualização Cadastral” disponível no próprio carnê, que depois poderá ser enviada pelos Correios à Secretaria Municipal de Fazenda ou pessoalmente no próprio Departamento de Receitas Imobiliárias (DRI).

A Prefeitura de Nilópolis vai disponibilizar ainda o pagamento do IPTU 2024 em até 10 parcelas, com vencimento da primeira parcela no dia 11 de março e demais cotas nos meses subsequentes, com vencimento da última parcela no dia 20 de dezembro de 2024.

Os contribuintes que não puderem pagar o imposto em cota única não necessitam esperar o mês de março para começar a pagar as parcelas, pois quanto mais antecipar o pagamento dessas mais cedo o contribuinte quita o seu carnê, chegando ao final do ano de 2024 com todas as parcelas pagas.

“É importante que as pessoas que tiverem qualquer tipo de pendência de pagamento de tributos municipais procurem a Secretaria de Fazenda e o Departamento de Dívida Ativa para negociar seus débitos, evitando assim processos judiciais futuros”, explicou o secretário de Fazenda.