CAPS AD promoveu confraternização de fim de ano

Para celebrar o Natal e o Ano Novo que se aproxima, além de promover a socialização entre pacientes, comunidade e profissionais da saúde, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) Novos Tempos realizou, no último dia 20, uma confraternização de fim de ano.

Durante o evento, que contou com um almoço com as iguarias típicas desta época do ano, os assistidos pela Oficina Terapêutica de Música do CAPS AD apresentaram uma canção em homenagem ao secretário de Saúde, Dr. Kiraz Constantine Karraz, que ficou visivelmente emocionado. “Nós acreditamos no tratamento voluntário. E ele é o objetivo maior do CAPS AD. Dessa forma, mostramos para a sociedade que é possível a reinserção social das pessoas dependentes de alguma droga lícita ou ilícita, normalmente tão marginalizadas”, disse o secretário.

O prefeito Farid Abrão, que também foi homenageado com uma canção, fez questão de congratular os atendidos. “Estou maravilhado em ver os avanços que estão acontecendo no CAPS AD. Parabéns a cada um de vocês que se recuperaram, com força de vontade e também aos que ainda estão se recuperando. Estamos em busca de um espaço maior que o já existente. A Prefeitura vai estar sempre de portas abertas.” disse o prefeito.

Segundo a diretora Ádela Alves, a festa de confraternização marca não só as festas de fim do ano, mas também o fechamento do trabalho realizado em 2018 e a celebração da continuação do serviço prestado. “Estamos conseguindo vincular essas pessoas ao tratamento e aos serviços. Fechamos o ano satisfeitos em poder ter atendido eles e com esperança para o próximo ano. Foi um ano de muitas conquistas, principalmente na parte clínica. Nosso grande objetivo é tratar o ser humano. Tudo está sendo possível graças ao apoio que o nosso prefeito Farid Abrão vem dando ao projeto e ao CAPS Ad como um todo”, explica ela.

O evento também marcou a inauguração da climatização total das salas do CAPS AD, projeto que havia sido paralisado na gestão anterior, além do anúncio da continuidade da Oficina Terapêutica de Música, que tem alcançado reconhecimento em âmbito estadual pelos seus avanços, além de outros projetos de sucesso.

O evento contou ainda com a participação do subsecretário de Saúde, Uilen Barbosa da Silva Jr.

Atendimento

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Novos Tempos, dirigido pela psicóloga e assistente social Ádela Alves, faz parte do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua.

Atualmente a unidade está localizada na Rua Manuel Luis Pereira, 25, Centro, onde atende a cerca de 30 pacientes por dia, inclusive alguns em situação de rua, que recebem tratamento psicológico.