Apresentado o projeto para a obra final do novo Hospital Municipal Juscelino Kubistcheck

O sonho de ter de volta o Hospital Municipal Juscelino Kubistcheck, funcionando em sua totalidade, está bem próximo de se tornar realidade. Em reunião realizada na manhã da última sexta-feira (25), no gabinete do prefeito Farid Abrão, foi apresentado o projeto de arquitetura para finalmente concluir as obras do tão querido hospital.

A consultora de Arquitetura Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde, arquiteta Ana Carolina Borges Vasconcelos, fez questão de detalhar cada item do projeto e destacou a importância deste momento. “O projeto de arquitetura é a base para se construir o hospital do município, acrescento que é a pedra inicial de uma grande obra para Nilópolis. Nesta data estamos dando um importante passo para podermos ter CTI, Centro Cirúrgico, Maternidade e tudo que um hospital realmente deve ter, coisa que a gestão anterior não fez, já que apenas o térreo funciona, deixando um atendimento deficiente para os nossos munícipes”, explicou, salientando ainda que o projeto elaborado na gestão anterior possuía deficiências, não sendo possível aproveitá-lo.

O prefeito Farid Abraão destacou também a economia para os cofres públicos e explicou qual será o próximo passo para que finalmente o Hospital Municipal Juscelino Kubistcheck seja inaugurado de verdade. “O projeto foi todo elaborado por uma equipe montada pela prefeitura e com isso conseguimos economizar quase R$ 1 milhão, que seria mais ou menos o montante que teríamos que gastar se contratássemos uma empresa. A Dra. Ana Carolina, o coordenador Fábio Lima e os demais integrantes, conseguiram apresentar um projeto dentro daquilo que a população almeja para o hospital. Nos próximos dias levaremos este projeto para a Caixa Econômica Federal que irá analisar e só após, realmente, teremos a disposição os recursos na ordem de R$ 15 milhões e 200 mil, conseguidos através de emenda parlamentar de autoria do deputado federal, Simão Sessim. Friso que não recebemos nenhum centavo desses recursos, o dinheiro já está empenhado, mas só depois dos trâmites exigidos em Lei, poderemos usá-los”, disse.

Farid destacou ainda que o atendimento da UPA JK não será paralisado em nenhum momento. “A obra se iniciará pelo último andar até chegar ao térreo, o único em funcionamento atualmente e este só receberá as intervenções após todos os demais andares serem concluídos e mesmo assim, os transtornos serão os mínimos possíveis”, disse.

Autor da emenda que garantiu o empenho dos recursos para que a obra seja concluída, o deputado federal, Simão Sessim, se disse emocionado em poder estar vendo o sonho se tornar realidade. “Confesso que estou com o sentimento do dever cumprido ao ver concluída esta segunda etapa. A primeira foi a autorização dada pelo presidente Michel Temer, que prontamente nos atendeu e desta forma o dinheiro está garantido e só depende de nós para que a obra saia do papel. Está demorando um pouco, sei disso, mas temos que cumprir todos os requisitos legais e ao final poderemos comemorar com muita a alegria a inauguração de um hospital de verdade. Vamos juntos para, se Deus quiser, no ano que vem, termos uma saúde de qualidade em Nilópolis”, concluiu.

O secretário de Saúde, Dr. Kiraz Constantine Karraz, garantiu que os novos tempos para o Hospital Municipal Juscelino Kubistcheck já estão chegando. “No meu entender, infelizmente, o antigo gestor cometeu um erro em ter demolido o prédio, já que na área ao lado poderia muito bem ter sido feita uma construção mais moderna, como um anexo, mantendo a antiga que fazia parte do patrimônio histórico do município. Uma vez encontrado já demolido e com as obras paralisadas, não há o que fazer senão terminar o que falta e realmente colocar para funcionar um hospital de verdade. Como todos sabem, no térreo o que funciona é na verdade uma Unidade de Pronto Atendimento e do primeiro ao quarto andar só há tijolos e em alguns pontos nem isso há. O que foi inaugurado em 2016 foi apenas uma estrutura, uma casca e mais nada. Vamos reverter esse quadro, precisamos apenas de tempo. Vontade de trabalhar nós temos e se Deus quiser vamos vencer”, diz.

De acordo com o projeto, o novo Hospital Municipal Juscelino Kubistcheck irá contar com Maternidade, Berçário, Pediatria, Centro Cirúrgico, Centro de Tratamento e Terapia Intensiva, Auditório para treinamentos dos profissionais, Leitos de Retaguarda de Urgências, dentre outras instalações.
A reunião contou ainda com a presença do vereador Abraão David Neto, do chefe de Gabinete, Rodrigo Duarte, dos secretários de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro, de Serviços Públicos, Dean Carlo Senra e de Fazenda, Sueli Barquette Abrahão, do coordenador de Obras da Secretaria Municipal de Obras, Fábio Lima, do diretor do Hospital Municipal Juscelino Kubistcheck, Cláudio Borges e dos subsecretários de Saúde, Franklin Monteiro e de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Josué Júnior.