Alunos da E.M. Coronel Antônio Benigno Ribeiro aprendem sobre o Rio em visita ao Pão de Açúcar

Na última quinta-feira (12), trinta alunos da Escola Municipal Coronel Antônio Benigno Ribeiro, localizada no bairro Cabral, trocaram as salas de aula por um dos cartões-postais mais visitados do país e do mundo: o Pão de Açúcar.

Os estudantes participaram do programa Educa Bondinho e receberam lições sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica e ainda sobre a história das transformações pelas quais a paisagem da cidade passou. Os educadores Bernardo e Natália, cedidos pelo projeto, fizeram diversas brincadeiras onde os estudantes responderam questões sobre Meio Ambiente e História. “Foi uma verdadeira aula ao ar livre. As crianças puderam vivenciar tudo aquilo que as professoras ensinam nas salas e ainda apreciar uma das paisagens mais lindas do planeta”, disse a diretora da unidade, Cintia Siqueira.

O passeio, que começou na Praia Vermelha e terminou no Pão de Açúcar, levou os estudantes a conheceram diversas atrações do local e a apreciarem uma das vistas mais deslumbrantes da Cidade Maravilhosa. A maioria deles só conhecia a atração turística pela TV.

O passeio

Ainda dentro do ônibus, ao avistarem o sobe e desce dos bondinhos, brilho no olhar das crianças era evidente. Algumas demostravam a ansiedade e já faziam fotos e usavam os celulares para contar a novidade aos amigos. Ao chegarem na Estação Praia Vermelha, os educadores Bernardo e Natália recepcionaram a todos e orientaram sobre como se comportar durante o passeio.

O primeiro trecho, que leva ao Morro da Urca, foi percorrido em pouco mais de três minutos e incluiu vistas deslumbrantes da Praia Vermelha e das orlas do Leme e Copacabana, pelo lado direito, e da Enseada de Botafogo com o Cristo ao fundo, pela esquerda.

No primeiro desembarque, os estudantes conheceram a Praça dos Bondes, local onde estão expostos bondinhos de gerações anteriores, de 1912 e 1972, além de duas esculturas de bronze, em tamanho real, dos responsáveis pela idealização e implantação de cada um deles, Augusto Ferreira Ramos e o engenheiro Cristóvão Leite de Castro. A criançada não perdeu oportunidade e fez várias selfies e se deslumbraram com a vista. Para completar a felicidade, o decolar de um helicóptero também chamou a atenção dos pequenos.

Seguindo em direção à estação que leva ao Pão de Açúcar, os estudantes atravessaram a Via Verde, mirante que circunda uma das faces do Morro da Urca e é um excelente ponto de observação da fauna e da flora do Complexo.

Após mais um belíssimo passeio de bonde, os estudantes chegaram ao Pão de Açúcar. O morro está a 396 metros acima do nível do mar, o que garante uma vista 360° ainda mais deslumbrante do Rio de Janeiro. Além da orla da Zona Sul, foi possível contemplar a Pedra da Gávea, o Maciço da Tijuca e o Corcovado com a imagem do Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo, o Centro da cidade, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico do Dedo de Deus.

Ao retornarem, os estudantes demostraram a intenção de querer fazer tudo de novo e garantiram que o dia 12 de abril de 2018, ficará marcado para sempre em suas vidas.

Você pode gostar...