Aluno da rede municipal de Nilópolis tira primeiro lugar na Faetec

Miguel estudou no CPM do Colegio Municipal Orlando Hungria

Ex- aluno da Escola Municipal Orlando Hungria, em Olinda, Miguel Martins Pacheco, 15 anos, conquistou o primeiro lugar no curso de eletromecânica na Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, da rede Faetec, em Marechal Hermes. Ele foi um dos participantes do Curso Preparatório Municipal (CPM), promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Nilópolis.

Mim acertou todas as 20 questões de matemática e 20 de português. E agora encara uma rotina puxada: estuda 20 disciplinas, divididas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h. O CPM é oferecido aos alunos do nono ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Ensino e, além dele, outros 20 estudantes conquistaram vagas em escolas técnicas estaduais e federais.

Responsável pela criação do CPM quando ainda era Secretária Municipal de Educação, a vice-prefeita Flávia Duarte comemora os resultados. “Ele foi criado em 2019 com o intuito de oferecer a oportunidade de os alunos da rede municipal se prepararem para provas militares e de escolas técnicas. O CPM é apostar no sonho de cada criança e o resultado do Miguel é a conquista de uma rede”, salientou Flávia.

Ela ressaltou que no ano que antecedeu a pandemia, em 2019, a rede municipal alçancou o primeiro lugar no Colégio Pedro II , com a estudante Ana Clara Barcelos, e tivemos mais de 30 aprovados em escolas técnicas. “Nilópolis, mais uma vez, conquista o primeiro lugar em rede de instituição técnica, com a atenção e responsabilidade de professores extremamente competentes.”

Aluno do Orlando Hungria desde o segundo ano

Miguel é o filho único da bombeira civil, Melina Martins dos Santos, e do supervisor de refrigeração, Uiliam Costa. Ele estudou do segundo ano até o nono ano na Escola Municipal Orlando Hungria, localizada em Olinda, onde participou do Curso Preparatório Municipal (CPM) aos sábados.

Diretora da Escola Municipal Orlando Hungria, Érica Miranda estava orgulhosa do resultado de seu ex-aluno. “Ele nunca deu trabalho, sempre muito participativo e dedicado. Fazia parte de um grupo que brincava, mas também estudava junto”, observou.

“O resultado conquistado por Miguel é a prova de que realmente existe uma educação pública de qualidade. O CPM abre muito a mente dos jovens, porque os pais, muitas vezes, não têm esse tipo de informações para passar aos filhos”, salientou a diretora.

“A ficha não caiu quando eu vi o resultado da prova na internet. Fiquei andando pela casa”, lembrou Miguel. “Nem dormimos direito, antes do resultado da prova. Ele disse que a prova estava fácil e gabaritou”, afirmou a mãe Melina Santos.

Curso Preparatório Municipal (CPM)

Em funcionamento desde 2019, o Curso Preparatório Municipal (CPM) de Nilópolis começou na Escola Municipal Mikahil Jarjous. Nesses quatro anos, passaram pelos bancos escolares 800 alunos, de várias idades.

Agora o CPM é oferecido aos sábados na Escola Municipal Vereador Orlando Hungria e há cerca de 230 alunos do quinto, nono ano e da VII fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes têm aulas de matemática e português com foco nos concursos para escolas técnicas estaduais e federais.

A partir da assinatura do decreto nº 4869, de 22 de junho de 2022, o prefeito Abraãozinho oficializou a criação desse importante trabalho. Débora Carlos, secretária de Educação, salientou que a normatização do CPM garantiu que o projeto se torne uma proposta de política pública. “Ele abriu portas para nossos estudantes conquistarem e realizarem seus sonhos, dando a eles o direito de escolher e projetar o seu caminho”, afirmou.

Aulas na platafoma Educa Nilópolis

Jandira Lyrio da Silva, orientadora pedagógica responsável pelo 9º ano, explicou que em 2020 as aulas foram oferecidas pela plataforma Educa Nilópolis e voltaram a ser presenciais no ano seguinte. Além dela, integram a equipe Sheila Botelho, Denise Cruz e Carla Mello.

Alunos e ex-alunos têm boas lembranças das aulas realizadas no colégio em Olinda. O operador de empilhadeiras Paulo Cesar Santana de Jesus, 52 anos, retornou à sala de aula depois de 36 anos. “Me senti muito feliz ao voltar a estudar. Parei na quarta série, quando tinha 16 anos, porque precisava ajudar a minha família. Éramos 13 irmãos”, recordou ele, que mora em Anchieta.

Paulo Cesar estuda Manutenção e Suporte em Informática (MSI) no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), em Nilópolis. Ele foi aluno do EJA na Escola Orlando Hungria e garante que os quatro filhos gostaram de sua atitude. “Todos me incentivaram a voltar aos estudos”, afirmou, já de olho numa vaga da graduação em Química oferecida pelo IFRJ.

Ana Clara Barcellos, 17 anos, estudou até o 9º ano na Escola Municipal Companheiros de Maryland. Participou do Curso Preparatório Municipal e prestou concurso para o IFRJ de Nilópolis e para o Colégio Pedro II. Optou por cursar Controle Ambiental no Instituto Federal, onde está no quinto período.

“Estou gostando do curso, as práticas são muito legais. Pretendo fazer faculdade de farmácia e depois prestar concurso para a Polícia Federal como perita criminal”, afirmou a jovem, que tem irmãos e é filha de uma cabeleireira e um motorista de ônibus.