A Ronda Escolar como um instrumento de prevenção

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, realizou nesta quinta-feira (30), um seminário sobre a aplicação da Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal na manutenção da ordem e da paz no ambiente escolar.

O seminário, que foi aberto, em cerimônia que contou com a presença do prefeito Farid Abrão e do secretário de Segurança Pública, Coronel José Macedo, participaram, ainda, representantes das guardas municipais de 31 municípios do Rio de Janeiro para discutir a violência nas escolas.

Dentre os assuntos abordados, estavam as principais ocorrências que atingem as unidades escolares em todo o Estado. As estatísticas apresentadas pelos representantes, apontaram que brigas entre alunos, pais que esquecem filhos na escola, alunos acidentados e apoio à diretoria são as principais ocorrências atendidas pelos agentes.

Durante o seminário, foram apresentados projetos como o de mediação e gerenciamento de conflitos, apresentado pelo inspetor Marcos Aurélio Bazem, comandante da Ronda Escolar da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, evitando que todos os casos sejam enviados à esfera judicial.

Outro projeto discutido foi o apresentado pela Ronda Escolar de São Gonçalo, onde há uma parceria com a Secretaria de Educação local, para atender as crianças e adolescentes em áreas de forte incidência criminal, ao invés da equipe da Ronda Escolar entrar nessas áreas, as crianças são retiradas por ônibus escolares e levadas pelos agentes para participarem de passeios e palestras educacionais.

De acordo com o inspetor Celso Theodoro, da Guarda Civil Municipal de Nilópolis, o seminário é parte da etapa de capacitação dos agentes que participam da Ronda Escolar, “que já começa a desenvolver uma plataforma de palestras para aplicar em nossas escolas, priorizando temas como: meio ambiente; convivência sem violência e prevenção ao uso de drogas”.

O seminário é mais uma etapa do Programa de Capacitação da Guarda Civil Municipal de Nilópolis, que vem desenvolvendo cursos e treinamentos, além da troca de experiências com outras guardas civis do Estado.