Prefeitura realiza a primeira edição da Feira de Profissões de Nilópolis


Para proporcionar autoconhecimento aos jovens nilopolitanos e ampliar a informação profissional e a reflexão sobre o mundo de trabalho, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da parceria entre as secretarias de Educação, de Turismo e de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, realizou na última sexta-feira (31), a I Feira das Profissões do município.

Direcionada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e demais estudantes do município de Nilópolis, a feira contou com a participação de instituições públicas e privadas, como a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ),
Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), Casa da Mulher Nilopolitana, 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Nilópolis, dentre outras instituições públicas e privadas que apresentaram cursos e palestras com profissionais, tirando duvidas dos estudantes, além de stands com trabalhos desenvolvidos por alunos da Rede Municipal de Ensino que já são empreendedores.

O prefeito Farid Abrão, acompanhado do chefe de Gabinete, Rodrigo Duarte, fez questão de participar da abertura do evento e destacou a importância da feira:

“Desde que assumimos o mandato, nosso objetivo e nossa prioridade tem sido melhorar a qualidade da educação nos níveis infantil, fundamental e no Ensino de Jovens e Adultos. Agradeço a todas as instituições por aceitarem apoiar este evento. Queremos incentivar os jovens a abraçarem os estudos e escolherem sua profissão. Parabéns a todos que se envolveram para organizar esse evento e que estão lutando para valorizar a educação”, disse o chefe do Executivo nilopolitano.

“Apresentamos aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) oportunidades de carreiras e cursos da região, despertando o interesse do público sobre as profissões, além de estimular o trabalho em equipe, a criatividade e a cidadania. Essa somatória de esforços, seja do poder público, da iniciativa privada ou da organização civil organizada só vem contribuir com a população em um momento econômico difícil, capacitando esses estudantes para uma colocação no mercado de trabalho”, disse a secretária de Educação, Flávia Duarte.

A Escola Municipal de Dança Anna Pavlova e a Banda da Escola Municipal de Música Professor Weberty Bernardino Aniceto apresentaram alguns números e chamaram atenção para os cursos desenvolvidos na Secretaria de Cultura. “Os jovens nilopolitanos que quiserem seguir a carreira artística tem a sua disposição inúmeros cursos nessa área, aqui apresentamos alunos que já estudam nos cursos de Música e de Dança, mas temos muito mais”, disse o subsecretário de Cultura, Manoel Félix.

A professora Sheila Botelho fez questão de lembrar que a Feira das Profissões também é importante para aqueles que precisam retornar ao mercado de trabalho:

“Nós, educadores, devemos refletir e participar juntamente com nosso aluno e com a comunidade na busca de alternativas de apoio e de alento para aqueles que perderam seus postos de trabalho. Parabenizo à Prefeitura de Nilópolis por oportunizar serviços básicos como retirada de carteiras de trabalho e oferecer a oportunidade de cadastrar esses estudantes no banco de empregos, sem contar na oportunidade de interagir com especialistas da área de recrutamento, se informando sobre as tendências profissionais atuais”, disse.

Também prestigiaram a I Feira das Profissões o secretário de Governo, Dean Carlo Senra, o secretário de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Amorim, além do subsecretário de Cultura, Manoel Félix e da subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos, Profª Nilcéa Clara Cardoso.

Você pode gostar...