Parceria entre Nilópolis e Mesquita atua na limpeza do Rio Sarapuí

A Prefeitura de Nilópolis, através de uma parceria com a Prefeitura de Mesquita, está atuando na limpeza e desobstrução do Rio Sarapuí, que corta os dois municípios.

O trabalho realizado pelas secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos de ambos os municípios foi iniciado na manhã desta sexta-feira (05), na altura da Rua Coronel França Leite, divisa entre os bairros Nossa Senhora de Fátima e Chatuba.

Só neste local, já foram retiradas cerca de 120 toneladas de detritos, que incluem entulhos, eletrodomésticos, peças de carros e outros materiais. “Só nas primeiras horas de trabalho já fizemos dez viagens de caminhões e só iremos interromper o serviço assim que conseguirmos liberar a vazão nessa área, já que está bastante assoreada”, disse o secretário de Serviços Públicos de Nilópolis, Marcos Berkowitz.

Berkowitz explica que a limpeza do rio é parte dos esforços que a Prefeitura de Nilópolis vem fazendo desde o início da atual gestão, em janeiro de 2017, para livrar os nilopolitanos dos transtornos causados nessa época de chuvas intensas. “Desde o ano passado não paramos um só dia com os trabalhos de limpeza e manutenção das redes de drenagem e todo esse esforço não seria suficiente se continuassemos com o rio assoreado”, disse.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Nilópolis, Norivelto Guimarães, o trabalho de limpeza no Rio Sarapui, irá beneficiar não só os moradores de Nilópolis e Mesquita, mas também de outras localidades, já que o rio corta outros municípios da Baixada Fluminense. “O trabalho que estamos fazendo aqui irá proporcionar inúmeros benefícios para os moradores das cidades que ficam ao longo do rio, além de darmos o destino correto ao lixo, estamos colaborando para que as tão temidas enchentes não se façam presentes nestes locais”, disse.

Estiveram presentes no início dos trabalhos, o secretário de Meio Ambiente de Nilópolis, Norivelto Guimarães, o secretário de Serviços Públicos de Nilópolis, Marcos Berkowitz, o prefeito de Nilópolis, Farid Abrão e o vereador de Nilópolis, Rafael Pereira Nobre.

Texto: André Moreira