Vigilância Ambiental de Nilópolis faz visita às instalações da ETA Guandu

Na manhã desta quinta-feira (27), a Vigilância Ambiental de Nilópolis, fez uma visita técnica à Estação de Tratamento de Águas do Guandu (ETA Guandu), que é operada pela Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae).

A diretora da Vigilância Ambiental de Nilópolis, Izabel Kalil Ganjar Machado, conheceu o sistema de tratamento de água da ETA Guandu, que fica em Nova Iguaçu e é formada pela junção das águas dos rios Ribeirão das Lajes, Piraí e Paraíba do Sul.

“A ETA é responsável pelo fornecimento de água potável para o município de Nilópolis e a visita técnica demonstra a preocupação que temos com a qualidade da água que é distribuída aos nossos munícipes. Lembro que o monitoramento é feito constantemente pela equipe de Vigilância Ambiental da nossa Secretaria de Saúde, durante todo o ano e isso acontece graças a parceria que temos com a CEDAE, que sempre nos atende de forma muito solicita e colabora para o bem estar da saúde publica”, disse o prefeito Farid Abrão.

A visita técnica faz parte do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) e contou também com a participação das vigilâncias dos municípios de Nova Iguaçu e São João de Meriti.

Ligada à Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Ambiental de Nilópolis atua no mapeamento dos pontos mais vulneráveis a contaminações da água, monitorando o abastecimento no município, além de ações estratégicas voltadas à educação da população sobre boas práticas de utilização da água.

Maiores informações sobre a atuação da Vigilância Ambiental podem ser obtidas na Rua João Pessoa, 1530 – Sala 209, Centro.