Vacinação contra Covid-19 em residência terapêutica

A Prefeitura de Nilópolis deu prosseguimento nos últimos dois dias à vacinação contra a Covid-19 dos pacientes psiquiátricos que estão em residências terapêuticas e instituições de longa permanência, como determina o Plano Nacional de Imunização (PNI). Em Cabuís, cinco moradores da Residência Terapêutica (RT) III foram imunizados, assim como as cuidadoras e um funcionário que cuida da limpeza da casa.

Entre os atendidos pela RT está Sebastião Ferreira, 73 anos, que antes da pandemia costumava ir com os colegas e funcionários da casa para cumprir várias atividades no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no bairro do Centro. Ali eles pintavam, participavam de leitura, aulas de dança e ludoterapia (terapia através de jogos). Depois do surgimento da Covid-19, tudo precisou parar.

A enfermeira Adalgisa Gomes, a colega Andréa Paula Rodrigues, superintendente de enfermagem do Posto Central, e a técnica de enfermagem Lúcia Helena Macedo vacinaram o grupo, sob o olhar atento do subsecretário de Saúde de Nilópolis, Uilen Barbosa. “Antes da pandemia, nós os levamos para piqueniques no Parque Natural do Gericinó”, contou.

A diretora das três RTs, Elen Cristina Conceição, disse que Sebastião e outros pacientes vieram do Instituto Psiquiátrico Doutor Eiras. E a maioria não tem familiares, menos Sebastião, cuja tia idosa o visitava uma vez por mês antes do início da pandemia. Há vinte pessoas nas três unidades, sem contar os servidores. Na Casa de Repouso Andreza Dantas, em Olinda, 30 residentes e cinco funcionários aguardavam ansiosos a chegada da equipe de imunização.

Entidade filantrópica que recebe apoio da Prefeitura com visita dos médicos do Programa de Saúde da Família, a instituição também é acompanhada pela assistentes sociais Jandira Nascimento, Márcia Campos e Gilséa Andrade, da Superintendência dos Direitos dos Idosos. Há seis instituições de longa permanência na cidade: Andreza Dantas e cinco privadas, que abrigam 129 idosos.