Secretaria de Educação dá continuidade ao Projeto Rede Bilíngue

Visando facilitar o convívio e contribuir para a efetivação de uma sociedade inclusiva, a Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade, vem dando continuidade neste segundo semestre ao Projeto Rede Bilíngue, através de Oficina de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS oferecida para as turmas do segundo segmento daquela unidade.

Nesta fase, o intérprete Alexandre inicia a construção de diálogo em libras junto com a professora de libras da sala de recursos Daniela, trabalhando com os alunos surdos da escola, promovendo a dinamização dentro do cenário escolar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Rede Bilíngue surgiu a partir da necessidade de alunos surdos na comunidade escolar tão perto e não haver nenhuma atividade que os valorizasse, resgatando o sentimento de respeito e aprendizagem que merecem.

O projeto foi iniciado no ano de 2017 com formação, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), para professores da rede e depois com oficina pedagógica de Libras em parceria com os intérpretes.

Neste ano de 2018, o projeto piloto foi implantado na Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade por ter sido a primeira escola a realizar um trabalho de grande referencia no atendimento dos alunos com surdez. Tendo como principal objetivo o aprendizado da língua para a comunicação e a interação dos alunos surdos com os ouvintes, podendo futuramente, com aprimoramento, oportunidade e organização, estender- se a docentes e funcionários da escola.

As aulas da Oficina de LIBRAS são ministradas para as turmas do 1° e 2° segmentos da unidade, durante 30 chegando a 50 minutos que correspondem a um tempo de aula durante o dia. Os momentos da oficina são distribuídos de acordo com os tempos vagos em consonância com a grade de horário e de aula da semana, sem que interfira e prejudique os alunos e os docentes nos conteúdos de suas matérias.

A Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade fica na Rua Marechal Castelo Branco, 1365, Nossa Senhora de Fátima.