Prosseguem as palestras em alusão ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente – PAISMCA, em parceria com a Casa da Mulher Nilopolitana, promoveu nesta terça-feira (23), na I Igreja do Nazareno em Nilópolis, uma tarde de palestras como parte integrante da programação em alusão ao Outubro Rosa.

O psicanalista Jairo Carioca palestrou sobre o tema “O Impacto da Mastectomia na Sexualidade Feminina” e o mastologista Dr. Alexandre Villela de Freitas dissertou sobre a “Desfazendo os Mitos do Câncer de Mama”.

O evento contou com a participação da subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos e diretora da Casa da Mulher Nilopolitana, Profª Nilcéa Clara Cardoso e da diretora do Programa de Saúde da Mulher, Aida de Fátima Oliveira Brito.

O Outubro Rosa, campanha que divulga a prevenção e tratamento precoce do câncer de mama e colo do útero para mulheres em todo o país, iniciou no último dia 02 com uma programação que durará até o dia 31 deste mês.

Entre os objetivos das atividades relacionadas ao “Outubro Rosa”, estão a orientação e a conscientização sobre a importância do autoexame da mama, além de levar informações para que as mulheres estejam sempre atentas a qualquer sinal suspeito e busquem atendimento médico.

De acordo com a subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos e diretora da Casa da Mulher Nilopolitana, Profª Nilcéa Clara Cardoso, atividades como essas reforçam a importância dos cuidados a serem tomados no dia-a-dia. “O autoexame e a consulta regular com um médico devem ser tratados sempre como prioridade. Isso por que, quanto mais cedo o diagnóstico de uma doença, maior a chance da eficácia no tratamento”, explicou.

Veja abaixo a programação:

24 de outubro – 15h – Exposição das Oficineiras da Casa da Mulher Nilopolitana e apresentação da equipe técnica
Local: Shopping Nilópolis Square
Endereço: Rua Professor Alfredo Gonçalves Filgueiras, 100, Centro.

27 de outubro – 9h – Culto de Ação de Graças
Local: Igreja Nossa Senhora de Aparecida
Endereço: Avenida Mirandela, 773, Centro.

27 de outubro – 10h – Caminhada do Outubro Rosa
Concentração: Igreja Nossa Senhora de Aparecida
Endereço: Avenida Mirandela, 773, Centro.

31 de outubro – 15:30h – Sarau Rosa e Peça Teatral
Local: Posto de Saúde Central
Endereço: Rua João Pessoa, 1530, Centro.