PROEIS Nilópolis prende assaltante pouco após ele render motorista

Ação aconteceu na esquina da Avenida Mirandela com Rua Getúlio Vargas, no Centro

A Secretaria de Segurança de Nilópolis prendeu em flagrante, no final da manhã desta quarta-feira, 5 de outubro, um homem que acabara de assaltar uma mulher e roubar seu carro, um Peugeot 208 vermelho, na rua do hospital Pronil. Policiais a serviço do PROEIS Nilópolis fizeram a abordagem na esquina da Avenida Mirandela com Rua Getúlio Vargas, depois de serem alertados por um motociclista que presenciara o assalto.

O cabo PM Jerônimo Moreira e o terceiro sargento PM Otherbal Moreira Neto levaram o Breno Garcia Silva Santos, de 22 anos, até a 57ª Delegacia de Polícia. O rapaz foi preso em flagrante e depois seria encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e, em seguida, conduzido a um presídio. A Secretaria de Segurança entrou em contato com a vítima, a autônoma Cristiane Alves, que prestou depoimento e contou como foi a abordagem.

O secretário de Segurança, Esmar França, afirmou que uma outra viatura foi posicionada na saída de Olinda, também para evitar a fuga do assaltante, que portava uma pistola calibre 380 e treze munições para este tipo de armamento. Antes da interceptação do bandido, os dois policiais militares pediram aos pedestres e motoristas que se afastassem do local.

Cristiane Alves saía de casa quando o bandido se aproximou, puxou a arma e levou seu automóvel. Ao deixar da delegacia, ela elogiou a atuação dos policiais a serviço do PROEIS. “Achei os policiais muito eficientes, a ação deles foi rápida. Foram na minha casa para avisar que tinham recuperado o carro”, contou ela, que mora na cidade há 23 anos.

Esmar França disse que este foi o primeiro flagrante de roubo de veículos após o início do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), por meio de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em 19 de setembro. “A Guarda Municipal e os policiais do 20º BPM (Mesquita) fazem um cinturão ao redor da cidade e os agentes lotados no PROEIS cuidam das abordagens dentro da cidade. Essa estratégia melhorou bastante a nossa segurança”, assegurou o secretário, acrescentando que há dois dias não há registro de roubo de veículos em Nilópolis.

Dezesseis policiais militares, em seus dias de folga, fazem rondas pelo município, contratados pelo PROEIS, para prevenir os crimes e prender suspeitos de cometer transgressões, em apoio aos militares que trabalham lotados na 2ª Companhia do 20º BPM (Mesquita) e ficam baseados na cidade.