Prefeitura inicia trabalho de prevenção à enchentes

Desde as primeiras horas da manhã do último domingo (1º), equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos – SEMSERP, estão nas ruas de Nilópolis atuando, incansavelmente, na limpeza da cidade e em ações para evitar enchentes.

Vale ressaltar que o município foi atingido por um temporal no último dia do ano de 2016, que derrubou árvores e provocou alagamentos em praticamente toda a cidade. Mesmo com a situação precária de equipamentos, o secretário Marcos Berkowitz, atendendo a solicitação do prefeito Farid Abrão, não envidou esforços e desde então vem atuando firme em várias frentes, de forma a se evitar que novos transtornos sejam provocados em nosso município.

Ruas foram desobstruídas

Uma das primeiras atitudes tomadas pela Prefeitura de Nilópolis, foi a remoção das árvores que, atingidas pelos fortes ventos caíram, obstruindo diversas vias do município. Juntamente com técnicos da Defesa Civil Municipal, dezenas de galhos de árvores e até mesmo troncos inteiros foram removidos e as vias desobstruídas.

Além dos galhos de árvores, muitas das ruas também estavam tomadas de entulhos e lixo. Para esta ação, diversos caminhões e tratores estão sendo usados, desde o dia 1º, para que a nossa cidade fique livre desse tipo de problema, que também colabora para que ocorram enchentes.

Coleta de lixo renovada

A coleta de lixo também mereceu atenção especial nestes primeiros dias de mandato do prefeito Farid Abrão. Novos caminhões coletores entraram em ação na cidade com uma grande novidade. Em todos eles, equipamentos sonoros divulgam as ações da prefeitura e procuram orientar os moradores a não descartar entulhos e lixo de forma irregular nas ruas.

Galerias e ralos desobstruidos

Uma outra ação importante para acabar com as enchentes é a limpeza dos ralos e galerias de águas pluviais. Responsáveis por coletar as águas das chuvas, esse sistema foi alvo de intensa limpeza desde o primeiro dia de gestão. Caminhões Limpa Fossa foram usados para a execução dos trabalhos. Em algumas galerias o escoamento das águas era praticamente nulo, com o assoreamento chegando às bocas. Foi retirada uma grande quantidade de lixo de dentro das galerias, evidenciando que o trabalho de limpeza não era feito há bastante tempo.

Outra situação preocupante, encontrada pelos técnicos da Secretaria de Serviços Públicos, é o excesso de gordura em algumas caixas de esgoto. A presença deste produto nas redes é extremamente danoso ao sistema, pois obstrui a passagem das águas e a sua remoção é mais complicada, demandando mais tempo de trabalho.

Desde as primeiras horas do dia 1º de janeiro, o prefeito Farid Abrão não tem medido esforços para que os nilopolitanos se vejam livres dos problemas ocasionados, principalmente pelas enchentes.