Prefeitura de Nilópolis reurbaniza a Rua Beira-Rio, desde Olinda até o Cabral

Abraãozinho esteve no local para acompanhar as obras

O prefeito Abraãozinho, a vice-prefeita Flávia Duarte e o secretário de Governo Ricardo Abrão, acompanhados do presidente da Câmara, Rafael Nobre, percorreram a pé um quilômetro e 300 metros da Rua Beira-Rio no final da manhã desta segunda-feira (7/2). A caminhada começou em Olinda, passou pelo Ás de Ouro e terminou no Cabral.

Eles foram vistoriar a obra de revitalização da beira-rio que começou hoje, e contar aos moradores que já começaram as ações para revitalização da via, de asfaltamento, colocação de novas grades na beira do rio e das novas calçadas.

As benfeitorias fazem parte do pacote de obras do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura. Trabalhadores já estão quebrando as calçadas antigas na beira do rio com britadeiras e também retirando mato. Ao mesmo tempo, máquinas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) iniciaram a limpeza do trecho do Rio Pavuna que corta o bairro de Olinda, na divisa com Anchieta. Os funcionários do INEA vão retirar areia, pedras e lixo, desassoreando o trecho do rio e evitando as enchentes.

“Queremos proporcionar aos moradores uma rua revitalizada, com novas calçadas e guarda-corpo na beira do rio. E agradeço também ao governador Cláudio Castro, que está proporcionando a limpeza desse trecho do Rio Pavuna”, afirmou o prefeito Abraãozinho, ao lado de Flávia Duarte, que perguntava às crianças se já tinham ido à escola, pois hoje foram retomadas as aulas de ensino fundamental 1 e 2.

Líder comunitário e pedreiro, Derivan Pereira da Silva disse que, quando chove muito o rio passa por cima das grades. “Essa enchente tem muitos anos. Instalei várias válvulas de retenção, mas muitas já estão quebradas. Quando chove e o Rio Pavuna está limpo, elas funcionam e as casas não enchem”.

Moradora do local há 40 anos, Valéria Cruz reclamou com Abraãozinho e com Ricardo Abrão dos vizinhos que não têm cuidado. “Eles jogam lixo no rio, mesmo o caminhão de lixo passando aqui às segundas, quartas e sextas-feiras. Eles transformam o Rio Pavuna numa grande lixeira”, salientou.

O comerciante Balbino Andrade Albuquerque, 70 anos, é dono do Balbino Bar há 46 anos, na Rua Amásio Batista. “Estou feliz com essa obra que a prefeitura vai fazer”, garantiu Balbino, aproveitando para comentar com todos que via que pegou o prefeito Abraãozinho no colo quando criança.

Além de Ricardo Abrão, participaram da vistoria também o chefe de gabinete, Caio de Araujo, o secretário de Obras, Flávio Vergueiro, e o subsecretário de Serviços Públicos, Eduardo Rocha.