Prefeitura de Nilópolis realiza operação de abordagem e assistência a população em situação de rua

Visando identificar e dar suporte aos que mais precisam, equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Coordenadoria de Ordem Pública, com o apoio da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos e Guarda Civil Municipal, realizaram uma operação de abordagem e assistência a população em situação de rua e famílias em situação de risco. A ação aconteceu nesta quarta-feira (12), na Rua Getúlio de Moura e nas proximidades do Viaduto do Centro, locais com grande concentração de pessoas nessa situação.

Durante a operação, os atendidos foram primeiramente abordados para a identificação. Posteriormente, foram entrevistados para que a equipe, com base nas informações coletadas, pudesse orientar sobre os devidos encaminhamentos. Também foi recolhido, com máquinas e tratores cedidos pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, os entulhos que poluíam os locais.

De acordo com o coordenador interino de Ordem Pública, Gessé Cintra, a ação ocorreu após o aumento no número de denúncias encaminhadas para a Ouvidoria Municipal. “Temos recebido nos últimos meses um número grande de denúncias. acerca do aumento da quantidade de famílias usando os espaços públicos como moradia. Diante disso, fizemos essa operação conjunta para dar dignidade a essas pessoas e também manter a ordem e a limpeza dos espaços”, disse.

O representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Júlio César, explicou os procedimentos adotados. “O primeiro passo é identificar quem são essas pessoas e, posteriormente, orientar e dar auxílio a elas. Caso aceitem a ajuda, são encaminhados aos nossos abrigos e passam por acompanhamento especializado para o desenvolvimento de sociabilidades e fortalecimento de vínculos pessoais ou familiares, tendo em vista a construção de outras trajetórias de vida para saída das ruas”, explicou.

A secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Martha Chambarelli, disse que atuação da pasta na operação é pra garantir a ordem e a incolumidade dessas pessoas, que insistem em morar na rua”, disse.