Prefeitura de Nilópolis realiza limpeza em terreno da antiga sede

Objetivo da ação foi diminuir os focos de transmissão de doenças

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, realizou a limpeza do terreno da antiga sede da prefeitura, na esquina da Estrada Mirandela com João Pessoa, no Centro. Todo o mato foi cortado e o lixo, que havia sido descartado de maneira irregular, também foi retirado do terreno.

A Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária e o Controle de Vetores fizeram parte da ação para diminuir os focos de vetores como o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, no local. Por conta do verão, a incidência de casos costuma ser maior.

O secretário de Serviços Públicos Rodrigo Neca acompanhou de perto o trabalho da equipe da Semserp. Segundo ele, a limpeza do espaço é fundamental para que haja a prevenção de doenças endêmicas ocasionadas pela água parada, além de ser uma questão de segurança.

“Recebemos muitas reclamações em relação ao espaço onde funcionava a Prefeitura. Aqui é um terreno que está em questão judicial, onde nem o poder público e nem o comprador tem a posse. Estamos entrando aqui com suporte na legislação, apoiando-se na questão de segurança pública e saúde, pois há o acúmulo de água, que pode ocasionar dengue e chikungunya”, explicou Rodrigo Neca.

A Secretaria de Saúde salientou ainda que irá realizar agenda de visitas às residências para conscientização contra a água parada e a proliferação dos mosquitos. A limpeza do terreno da antiga Prefeitura Municipal será constante nos próximos meses, com o corte do mato e a retirada de resíduos que forem descartados irregularmente no terreno.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Segurança também reforçou o patrulhamento no entorno do local.