Prefeitura de Nilópolis realiza ‘chamamento público’ para atrair alunos para a EJA

Secretaria de Educação quer que jovens, adultos e idosos voltem às salas de aula

Um grupo de profissionais de educação tem tido uma rotina diferente nesse período de férias escolares: está conversando com pessoas nas filas de bancos, lotéricas, postos de saúde e escolas da rede municipal de ensino de Nilópolis. Tudo para fazer com que ex-estudantes com 15 anos ou mais _ sejam jovens, adultos ou idosos_ retornem aos bancos escolares na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). É o que a Secretaria Municipal de Educação nomeou como ‘chamada pública’.

Além disso, professores e outros servidores da área realizam a ‘busca ativa’ de alunos que já fizeram a inscrição e abandonaram as salas de aula. “ A busca ativa é constante, promovida durante todo o ano. Falamos com os parentes de pessoas que pararam de estudar quando estão no colégio, realizamos o projeto Supera, no final de semana, para atrair os alunos que faltam durante a semana”, afirmou Renata Macedo, que integra a Coordenação da EJA com Carla Andrea Mauler, Cláudia Araújo e Andréia Sheila Gomes.

Na rede municipal de Nilópolis, a EJA abarca o Ensino Fundamental. “ Com o endereço e o telefone dos alunos cadastrados, vamos com o carro da Secretaria até a residência deles. Muitos largaram as aulas durante a pandemia porque ficaram desempregados e buscaram trabalho temporário em empresas de aplicativos de entrega, por exemplo”, citou Carla Andrea Mauler.

Aguardando na fila para atendimento no banco Itaú, Andrea Cláudia Ferreira, 47 anos, com filhos e já avó, pegou um folheto e ouviu com atenção as palavras da equipe, pois pensa em voltar a estudar. “ Tenho vontade de retornar, parei de estudar na 5ª série. Tive uma série de problemas particulares e meu sonho é estudar enfermagem”, contou ela, que mora no bairro Cabral.

O aposentado Ailton Nascimento, morador de Mesquita, pegou o panfleto e iria levar para a sobrinha Luana, de 25 anos, que interrompeu os estudos na 5ª série. “ Ela teve que cuidar da casa e vejo que essa é uma boa oportunidade para Luana voltar à escola. Bom saber que o aluno da EJA na rede municipal não precisa ser morador daqui”, comemorou.
Edinéia Souza Alves, 71 anos, concluiu o ensino fundamental no EJA há 21 anos. “Eu terminei o 9º ano e comecei o 1º ano do ensino médio no colégio Mário Quintana. Infelizmente tive que parar e fui trabalhar como cuidadora de idosos. Meu sonho era estudar enfermagem”, relatou a senhora moradora do Centro. Ela atualmente toma conta dos netos.

Em 2020, profissionais da educação distribuíram panfletos sobre a inscrição no EJA em feiras livres da cidade. A equipe já se preparou para repetir a ação na feira livre da Avenida Mirandela, dia 30 de janeiro, a partir das 9h. A ideia é montar uma barraca na altura das Lojas Americanas para divulgar o EJA e também fazer a matrícula na hora para quem quiser.