Prefeitura de Nilópolis realiza cadastro de protetores de animais

O Cadastro Municipal dos Protetores de Animais é instituído pela Lei 6.699/2022

Protetores da causa animal de Nilópolis agora serão devidamente reconhecidos. Isso porque a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está promovendo o cadastro dos protetores do município até o dia 24 de novembro. A ação é uma iniciativa da Superintendência de Proteção Animal em parceria com a Comissão de Proteção aos Direitos dos Animais da Câmara Municipal, e visa proporcionar o reconhecimento formal aos protetores independentes e às entidades comprometidas com a causa.

Instituído pela Lei 6.699/2022, o Cadastro Municipal dos Protetores de Animais tem como objetivo também facilitar o acesso a programas públicos essenciais, como castração, feiras de adoção e demais cuidados. Além disso, o mapeamento servirá para contribuir na promoção de políticas públicas na área e abrir portas para a concessão de futuros benefícios aos protetores do município.

O processo de cadastramento ocorre em três etapas. Inicialmente, os interessados devem realizar a inscrição online por meio do formulário disponível no link https://bit.ly/cadastroprotetoresnilopolis; A segunda fase é a apresentação dos documentos necessários na sede da Secretaria de Meio Ambiente, localizada no Parque do Gericinó Prefeito Farid Abrão, mediante agendamento prévio. Na etapa final, para a conclusão e validação do cadastro, a Superintendência de Proteção Animal irá realizar uma visita técnica ao protetor. A previsão é que as carteirinhas sejam entregues em janeiro de 2024.