Prefeitura de Nilópolis pede conscientização dos visitantes para manter a limpeza do Parque do Gericinó

Virou moda em Nilópolis fazer piqueniques no Parque do Gericinó. Com o clima agradável, até mesmo festas de aniversários estão sendo feitas lá. Porém o que não pode virar moda é deixar o lixo jogado no chão. Para que o local permaneça organizado, limpo e o meio ambiente preservado, durante e depois das comemorações o secretário de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro, pede conscientização dos visitantes, com a destinação do lixo produzido.

Ele informou que apesar de manter recipientes em toda a área do parque, inclusive com uma concentração maior na área de piqueniques, frequentadores insistem em deixar jogado no chão os restos das comemorações:

“Faço um apelo pedindo a colaboração daqueles que estiverem presentes com descarte de sujeira nos coletores de lixo e lixeiras que estão disponibilizadas por toda a área. Temos equipes que atuam fazendo a limpeza do Parque e lixeiras por todo o parque, mas as pessoas parecem que não querem ter trabalho de juntar o material em sacos e jogam no chão ou até mesmo no meio da vegetação. É importante que os frequentadores descartem os resíduos de forma consciente”, ressaltou Vergueiro.

Ele orienta ainda, que a população pode levar cadeiras, mesas, petiscos, bebidas e montar seu piquenique no Parque, porém com o cuidado necessário para colaborar com a preservação do meio ambiente. “Muitas famílias levam praticamente uma festa completa para comemorar aniversários, noivados, etc. Mas é importante que todos se preocupem com a preservação do meio ambiente e todo o espaço que é frequentado o ano inteiro. Estas pessoas podem, inclusive, providenciar suas sacolinhas para facilitar o descarte do lixo produzido nas lixeiras que estão espalhadas pelo Parque”, disse.

O secretário pediu também atenção redobrada com os produtos em material de vidro, como garrafas, copos e outros, a fim de evitar possíveis acidentes. “Não temos como revistar todos os frequentadores e por isso contamos com a consciência deles e pedimos que usem materiais descartáveis, para garantir que não haja nenhum imprevisto ou incidente causado pela quebra do vidro”, esclareceu.

Outra dica de Vergueiro é para que cada responsável pelas festas disponibilize suas próprias lixeiras, mantendo dessa forma limpo o entorno de seus espaços. “Nosso pedido é apenas para manter os espaços limpos, isso acaba estimulando a população também a manter estes locais sem lixo”, lembrou.

O Parque Municipal Natural do Gericinó fica na Rua Antônio João de Mendonça, s/nº, bairro Manoel Reis, com entrada de veículos pela Rua Alberto Teixeira da Cunha. O funcionamento é das 6h às 18h, todos os dias. A entrada é gratuita.