Prefeitura de Nilópolis participa de vistoria na Barragem do Gericinó

A Prefeitura de Nilópolis, esteve representada pelas secretarias de Defesa Civil e Meio Ambiente, na vistoria conjunta realizada nesta sexta-feira (05) na barragem de Gericinó.

A ação contou com a participação da Secretaria de Defesa Civil do município de Mesquita e do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança de Barragens, integrado por agentes da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec), do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro – Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A vistoria faz parte das ações no sentido de aumentar a segurança nas barragens do Estado. Os trabalhos foram divididos em três focos: adequação das estruturas e normas vigentes e revisão/elaboração de normativos; fiscalização; prevenção e resposta às emergências.

A visita também foi acompanhada de perto pela secretária de Meio Ambiente, Martha Chambarelli de Novaes, pelo secretário de Defesa Civil, Sinézio Perez Gonzales e contou ainda com o auxílio de um drone operado por agentes da Coordenadoria de Veículos Aéreos Não-Tripulados (Covant) do Corpo de Bombeiros.

Sem riscos

De acordo com o INEA, em Inspeção de Segurança Regular (ISR), realizada em dezembro de 2018, não detectou anomalias que afetem potencialmente as condições de segurança e de operação da barragem, e também o seu estado de conservação, afastando assim o risco de rompimento. O órgão cita ainda que as comportas estão inoperantes há pelo menos quatro anos e o esforço do órgão é realizar os reparos ainda neste ano, de forma que a barragem volte a cumprir o seu papel de evitar alagamentos nos municípios de Mesquita e Nilópolis.

Desde fevereiro, diante das informações divulgadas pela mídia a respeito de possíveis problemas e riscos na barragem localizada na área militar de Gericinó, o prefeito Farid Abrão determinou à Secretaria Municipal de Defesa Civil, que acompanhasse o caso de perto e cobrasse junto à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS informações à respeito do local.

“Diante da repercussão do acontecido em Brumadinho/MG, a população ficou preocupada, o que é natural diante da terrível tragédia ocorrida. Porém, infelizmente, algumas pessoas e até mesmo veículos de comunicação, que deveriam usar o poder das mídias para ajudar, acabaram usando o fato para chamar a atenção, causando desta forma pânico. Incumbi o secretário Sinézio de buscar informações e assim transmitir uma mensagem transparente do que realmente está acontecendo na barragem, que apesar de não estar em nosso território e nem ser nossa responsabilidade, nossa população é diretamente afetada pelo que viesse a ocorrer naquela construção. Agradeço a Secretaria de Segurança Hídrica e Governança das Águas, na pessoa da Sra. Renata Oliveira e de seu quadro técnico, pelo atendimento imediato das nossas demandas e nos colocamos à disposição para ajudarmos no que for possível”, disse o prefeito Farid Abrão.