Prefeitura de Nilópolis mapeia cultura judaica no município

A comissão de restauro da Sinagoga Israelita, em parceria com a Faculdade Rural de Nova Iguaçu, estão promovendo o mapeamento da cultura judaica em Nilópolis e em outros municípios da Baixada Fluminense, atual região turística Baixada Verde.

Esse projeto se iniciou no ano de 2019 com o objetivo de restaurar um importante patrimônio histórico e cultural da cidade. Está sendo elaborado uma pesquisa sobre as memórias judaicas da Baixada Fluminense por meio de projeto da UFRRJ, intitulado: Recuperação do Patrimônio Cultural de Nilópolis: Sinagoga Tiferet Israel.

A fim de conhecer as expressões e marcas judaicas na região, foi feito um pequeno esboço que tem o intuito de levantar dados sobre a história, os monumentos, fatos, lugares e memórias da presença judaica. A Prefeitura de Nilópolis, através da Comissão de Restauro da Sinagoga conta com sua colaboração nesse levantamento memorial.

Segue o link para inscrição: