Prefeitura de Nilópolis leva vacina contra H1N1 até a população

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria de Saúde, começou a desenvolver uma nova estratégia para aumentar a cobertura da vacina contra a Gripe Influenza (H1N1) nesta segunda-feira (13).

Além das unidades de Saúde, as equipes estão disponibilizando pontos de vacinação em locais de grande movimentação, como condomínios, empresas, escolas e igrejas.

O objetivo é ampliar a busca ativa para que toda população local seja imunizada, reduzindo as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza, que é uma doença respiratória de origem viral e vem se tornando um problema de saúde pública no Brasil.

Os moradores do condomínio Beija-Flor, localizado no bairro Manoel Reis, foram os primeiros a contar com essa nova estratégia. No local residem mais de mil pessoas. “Estamos sendo procurados por pessoas que, assim como nós da Secretaria de Saúde, estão preocupados com o baixo nível de pessoas vacinadas. Infelizmente hoje, devido a rotina diária, muitas pessoas não conseguem ir até os postos ou unidades de saúde. Pensando nisso, montamos esta estratégia de levar as doses da vacina até os locais de grande movimentação. “, disse o secretário de Saúde, Dr. Cláudio Borges.

Ponto Emergencial

No mesmo dia, outra equipe deu início à vacinação no Ponto Emergencial de Vacinação montado no Calçadão da Avenida Mirandela, no Centro. Os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde estarão aplicando a vacina até a próxima sexta-feira (17) no horário de 8h as 16h.

Os responsáveis por empresas, condomínios, escolas e igrejas e podem estar solicitando um ponto de vacinação no local, para isso basta entrar em contato com Secretaria Municipal de Saúde através do número (21) 2691-2745, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Campanha continua

Até o dia 31 deste mês, continuam a serem oferecidas nos postos de saúde do município as doses da vacina contra a Influenza. Devem se vacinar professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que tiverem dado à luz há menos de 45 dias.Também devem se vacinar trabalhadores da área de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.