Prefeitura de Nilópolis inaugura Núcleo de Assistência ao Cidadão

O NAC ajuda a promover a inclusão social e fornece gratuidade em 2ª via de documentos

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Nilópolis inaugurou na manhã desta quarta-feira (19/7) o Núcleo de Assistência ao Cidadão (NAC), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social. A população de baixa renda tem direito a mais uma opção de isenção de taxa para a emissão de 2ª via de documentos no município.

O NAC ajuda a promover a inclusão social e fornece gratuitamente a 2ª via da certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito, averbação de certidões, certidão de outros estados, certificado de reservista, habilitação para casamento, declaração de hipossuficiência de RG e termo de união estável.

“Isso aqui é o trabalho de cada um que vem pra cá no dia a dia e doa o máximo para dar a nossa população o que ela merece, que é o melhor de cada um de nós. Agora teremos mais um serviço que vai trazer dignidade para o nosso povo”, destacou o prefeito Abraãozinho, acompanhado do deputado estadual Rafael Nobre e da secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima. “Mais serviços e benefícios para a população em um só lugar”, garantiu a secretária da pasta.

Representando a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), o coordenador do NAC, Robson Gonçalves da Costa, apresentou os benefícios que o núcleo trará para a população.

“Por exemplo, a pessoa nasceu numa cidade do interior do Nordeste, o cartório fechou e ela perdeu a certidão. Através da nossa coordenação do NAC, nós fazemos uma busca cartorial, localizamos o cartório e enviamos a nossa isenção até este cartório e depois recebemos essa certidão de outro estado e entregamos em mãos ao solicitante”, explicou o coordenador.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. São realizados na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na rua Pedro Álvares Cabral, nº 305, Centro.

A Prefeitura também oferece isenções de taxas para a emissão de 2ª via de identidade, certidão de casamento, certidão de nascimento e certidão de óbito por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos.

Endereços:

Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos