Prefeitura de Nilópolis inaugura nova escola totalmente climatizada

Na última sexta-feira (22), a Prefeitura de Nilópolis entregou à comunidade a Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira. Esta é a 25ª unidade da Rede Municipal de Ensino e a primeira no Centro do Município.

Em cerimônia aberta, realizada na quadra da unidade, o prefeito Farid Abrão, acompanhado dos vereadores Mauro Rogério Nascimento de Jesus, Abraão David Neto e Rafael Nobre, além do chefe de gabinete, Rodrigo Duarte, da secretária de Educação, Flávia Duarte e demais secretários municipais, autoridades e moradores, realizaram a entrega da unidade escolar.

“Assim que o colégio particular que ocupava este imóvel anunciou o encerramento de suas atividades, a ex-secretária de Educação, Eva Vasconcellos, me contactou e me apresentou a ideia de tentarmos arrendar o imóvel e instalar uma escola municipal. Autorizei e fizemos todos os trâmites legais e hoje aqui estamos entregando a Jorge Deocleciano de Oliveira, que diga-se de passagem é uma bela homenagem a um grande educador, que já foi secretário de Educação e contribuiu muito para que a nossa Rede Municipal de Ensino tenha esse brilho. Outro ponto que desejo salientar é que o esforço da Eva, a qual agradecemos, resultou na primeira escola municipal no Centro de Nilópolis. Nos próximos dias, outras duas escolas serão incorporadas a nossa Rede Municipal de Ensino, chegando a um total de 27 unidades”, destacou o prefeito Farid Abrão, em seu discurso.

Como bem destacou o prefeito Farid Abrão, trata-se de uma escola totalmente nova, ampla, confortável e moderna. Localizada na Rua João Pessoa, 1655, a unidade foi implantada no imóvel onde anteriormente funcionava o extinto Colégio Cenecista Nilo Peçanha, cuja estrutura foi reaproveitada e totalmente remodelada.

“Juntamente com as quatro escolas reformadas e revitalizadas, chegamos a um total de seis unidades da Rede Municipal de Ensino já entregues aos nilopolitanos desde 2018. Como já foi dito pelo nosso prefeito, esse processo começou ainda na gestão da Profª Eva. A mim coube finalizar e reestruturar a demanda, e diante de todo estudo da Secretaria Municipal de Educação, abrimos aqui uma escola praticamente exclusiva de Educação Infantil. Atendemos hoje 2 a 5 aninhos, e também 1° ano e 2° ano do Ensino Fundamental. São 285 alunos que aqui já estudam com todo o conforto possível. E ainda temos mais 40 vagas de Educação Infantil disponíveis para esta unidade. Ao todo, só neste ano, já abrimos mais de 700 vagas em toda a Rede Municipal de Ensino”, disse a secretária de Educação, Flávia Duarte.

A nova escola atende estudantes da educação infantil e 1º e 2º ano do ensino fundamental. Os alunos irão estudar em dois turnos, em salas de aula totalmente climatizadas, dependências administrativas, pátio, cozinha, refeitório, banheiros com acessibilidade, quadra esportiva, dentre outros espaços, além de equipamentos que garantem o bem-estar do aluno, professores e funcionários.

Representando o Poder Legislativo municipal, o vereador Abraão David Neto exaltou o trabalho desenvolvido:

“É uma felicidade estar aqui contemplando mais essa obra do governo Farid Abrão. A Câmara é um local de debate, mas temos certeza que se os 12 vereadores estivessem aqui estariam aplaudindo o prefeito de pé. Me emociona muito ver um local altamente digno para que as nossas crianças possam desenvolver seu aprendizado. Eu crio meu filho nessa cidade, não penso em sair daqui, e o que quero pro meu filho, eu quero pra todas as crianças do Município, e por isso a gente se emociona quando entra aqui; um local que não era da prefeitura, alugamos o espaço, e fizemos essa transformação, e essas crianças realmente terão um local, e além do local, eu tenho certeza que nossa querida diretora com toda a equipe da escola se doarão ao máximo pra dar essas crianças o que realmente merecem, que é o nosso melhor. Tenho certeza que eles serão cidadãos do bem”, disse o parlamentar.

Homenagem

Jorge Deocleciano de Oliveira, mais conhecido como Jorginho Pelé, foi vereador e ex-secretário de Educação de Nilópolis, no Governo do prefeito Miguel Abrahão, além de ter sido professor no Colégio Estadual Aydano de Almeida e de escolas em outros municípios. Jorginho Pelé foi ainda servidor público federal e desfilou por vários anos na Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. Faleceu em janeiro de 2016 aos 68 anos.

Com a entrega dessa unidade, a Prefeitura já colocou a disposição da comunidade seis escolas em perfeitas condições. A Creche Rubens da Gama Menezes, as escolas municipais Maria da Conceição Cardoso e Consuelo Estruc Silva; os Centros de Educação Infantil Maria Luiza Oliveira Pereira Palmares e Dona Pequetita foram contempladas pelo Programa Municipal de Revitalização e Reforma Total das Unidades Escolares, que acontece desde 2018 e já beneficiou cerca de 2.190 alunos. Até o final deste semestre, todas as escolas municipais terão recebido as melhorias e mais duas unidades totalmente novas serão inauguradas.